Logo Hostnet Logo SBP Logo Hostnet Logo SBP
Foto de B.Piropo

Coisas Novas

Em construção (mas quase pronto...)

O novo Sítio do Piropo "responsivo" já está no ar, como você mesmo pode constatar visitando-o com seu tablet ou smartfone. Mas ainda há muito trabalho a ser feito: verificação de atalhos ("links"), revisão de algumas páginas, testes e coisas que tais exigindo minha atenção. Por isso ainda não há "coisas novas" exceto o conteúdo das novas páginas, como esta, e muito pouco além disso. Espero, em breve, acrescentar novo conteúdo. Mas, ao menos por enquanto, a maior parte do que você encontrará por aqui são colunas e artigos escritos entre 1991 e 2013.

Textos sobre tecnologia com mais de cinco anos apresentam escasso interesse. Talvez você ainda queira ler o artigo sobre o lançamento de Windows 98, mas provavelmente será por pura nostalgia. Não obstante isso, mesmo pouco antes da atualização, o velho Sítio do Piropo ainda recebia mais de 1.500 visitantes diários. E a razão mais provável desse interesse tardio deve ser o fato de que nem todo seu conteúdo é estritamente voltado para novidades (que hoje são velharias) tecnológicas e bia parte dele ainda apresenta interesse.

E apresenta. Garanto que garimpando um pouco nas diversas seções do site você encontrará muita coisa que lhe interessa.

Por exemplo: a vida acidentada de Charles Babbage, um gênio desprezado por seus contemporâneos que viveu em meados do século XVII e é considerado o "inventor" do computador jamais perderá interesse. Nem fatos sobre Ada Lovelace, que concebeu os programas para serem executados na "Máquina Analítica" de Babbage, uma mulher tão extraordinária que um século depois de sua morte batizaram uma linguagem de programação com seu nome para homenageá-la. Ou a história de Joseph Marie Jacquard, que em sua infância no século XVIII foi obrigado a trabalhar em condições tão desumanas que prometeu a si mesmo que um dia conceberia uma forma de automatizar aquele trabalho – o que deu origem à técnica de armazenamento de programas em cartões perfurados ainda usada nas máquinas de grande porte há poucas décadas. E tudo isso faz parte de uma série de sete colunas publicadas no Forum PCs a partir de 24/07/2006 (para lê-las, clique em "Colunas e Artigos" e lá, na seção "Artigos", clique em "Fórum PCs" e use a lista para localizar as colunas).

Há ainda histórias e "causos" sobre outras figuras extraordinárias, como Von Neumann, criador da "arquitetura de von Neumann" adotada em todos os computadores modernos e que, um dia, perguntado quanto sabia de matemática, depois de sopesar a questão por alguns minutos, respondeu: "28%" (em uma série de seis colunas, também no Fórum PCs, iniciada em 04/04/2011). Ou Grace Hopper, uma pioneira do mundo dos computadores que cunhou o termo "bug" para designar falhas em programas (se você não sabe a razão da escolha desta palavra, que significa "besouro" ou "inseto" em inglês, irá se surpreender). Sua história está na coluna de 06/02/2006 ainda no Fórum PCs.

Nos últimos anos os automóveis elétricos estão se popularizando. Deles, o mais conhecido certamente é o Tesla, batizado em homenagem a Nicola Tesla, uma das figuras mais surpreendentes da história recente da tecnologia, cuja vida extraordinária é resumidamente descrita também no Fórum PCs, em uma série de sete colunas iniciada em 17/11/2008 – quando quase ninguém falava dele. E se há alguém cuja vida mereça ser adjetivada como "extraordinária", esse cara é o Tesla...

Mas, além de fatos da vida de algumas figuras notáveis, há por aqui outros assuntos que talvez lhe interessem. Um exemplo: alguma vez você já cogitou do porquê de se usar nos endereços de email o símbolo "@", que representa arroba, uma unidade de peso? O que teria uma coisa a ver com a outra? Descubra nas colunas publicadas em 03 e 10/01/2000 que poderão ser encontrada na seção "Colunas" da página "Colunas e Artigos", clicando em "Trilha Zero/B. Piropo" e as localizando no índice.

Ou então, quem sabe, você se interessa sobre curiosidades matemáticas. Se for o caso, certamente apreciará as duas colunas sobre o fascinante "quadrado mágico" de Durer publicadas no Forum PCs em 15 e 22/02/2010. E seguramente ficará encantado com a série de onze colunas, também no Fórum PCs, sobre a razão áurea e a estranha forma como ela se manifesta na natureza, nas artes, na matemática e na geometria através do extraordinário número Fi (sim, "Fi"; o número "Pi" é o outro) e na história não menos extraordinária de Leonardo Fibonacci, um italiano que no século XIII, após viver alguns anos no norte da África, introduziu os "números arábicos" na Europa propiciando a adoção do sistema numérico decimal (e se você acha que isso não é assim tão importante experimente efetuar um cálculo, mesmo uma simples soma, na notação em "números romanos" usada até então). A série que aborda tudo isso também foi publicada no Fórum PCs e começa em 01/01/2007.

E é claro que ainda há muita coisa ligada à tecnologia cuja leitura ainda vale a pena mesmo alguns anos depois de ter sido escrita. Talvez a história dos computadores e seu funcionamento seja uma delas. Esse tema se estendeu por trinta colunas publicadas no Fórum PCs a partir de 20/06/2005. Evidentemente algumas abordam tecnologias hoje ultrapassadas, mas a forma como essas máquinas funcionam, embora tenha evoluído bastante, manteve seus fundamentos. Assim como as telas de cristal líquido, os lasers, os CDs e outros tantos badulaques, descritos nas colunas "Como Funciona" cujo índice pode ser encontrado clicando no botão correspondente na página "Colunas e Artigos".

Mas pode ser que você pretenda apenas se divertir e rir um pouco. Nesse caso, recomendo a leitura das colunas sobre os laureados com o prêmio Ig Nobel. Não sabe do que se trata? Explico: sei que você conhece o prêmio Nobel, criado para homenagear autores de pesquisas com resultados significativos nas áreas acadêmica, cultural e científica . Pois bem: o Ig Nobel foi criado à sua imagem e semelhança para homenagear os autores de pesquisas improváveis nessas mesmas áreas, pesquisas "que primeiro fazem as pessoas rirem, depois pensarem". Exemplos: um estudo detalhado da dinâmica do bambolê; a comprovação científica que a Rhinotillexomania é uma atividade comum entre adolescentes ("Rhinotillexomania" é o nome científico da atividade de "tirar meleca do nariz"); como e quanto a vontade de urinar afeta a capacidade de tomar decisões; e mais dezenas de outras igualmente esdrúxulas. Acreditem: essas pesquisas – e dezenas de outras similares – foram efetivamente realizadas, divulgadas em publicações científicas sérias e laureadas com o prêmio Ig Nobel que, asseguro, realmente existe, é anual, contempla exatamente as mesmas categorias de seu concorrente Nobel e cuja cerimônia de entrega é realizada na Universidade de Harvard. Como eu escrevi sobre ele em diferentes publicações, a forma mais simples de encontrar as colunas correspondentes é efetuar uma busca clicando em seu ícone (o que representa uma lente de aumento e aparece no cabeçalho de todas as páginas do site), entrar com "Ig Nobel" (assim mesmo, porém sem aspas) na caixa de pesquisas e clicar no botão "Pesquisar". Aparecerá uma longa lista de resultados com colunas e artigos que escrevi sobre o prêmio. Clique nos resultados e divirta-se (talvez alguns deles não levem a lugar algum devido a mudanças na estrutura do site durante a atualização; nesse caso, volte e clique em outro, pois garanto que todas as colunas que escrevi sobre o tema aparecerão; e, antes de fazer a primeira busca, não deixe de dar a devida atenção ao conteúdo do quadro "Leia antes" no topo da página de buscas).

Divirta-se.

OBS: Parte do conteúdo do site é ilustrado com animações desenvolvidas em "Flash", um aplicativo que caiu em desuso e cujas animações não são executadas nos navegadores modernos. Alguns deles, porém, as aceitam desde que sejam "desbloqueadas". Veja como, caso seu programa navegador o permita, resolver o problema do Flash.

B. Piropo