Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
Volte
1997
Interface Lógica
Referente a: PC@World

A interface lógica é o conjunto de regras através das quais as portas paralelas se entendem com o restante do hardware e com o sistema operacional do micro. Ela foi concebida durante o desenvolvimento do PC original e permanece essencialmente a mesma desde então.

Os componentes mais importantes da interface lógica são os endereços das posições de memória usadas para transferir dados e os nomes padronizados pelos quais o sistema operacional se refere às portas. Eles são responsáveis pelo número máximo de portas paralelas que um PC pode gerenciar.

As posições de memória (ou "portas") são usadas para armazenar temporariamente os dados e os comandos durante o processo de transferência entre o micro e o dispositivo. Quando um byte vai ser transferido do micro para a impressora, seu valor é escrito em uma destas posições e só então o comando de transferência é emitido. Quando a impressora está pronta para receber o dado, ele é lido daquela posição de memória e transferido através do cabo.

Uma "porta" é constituída por um trecho de memória composto por uma ou mais destas posições de armazenamento temporário e identificada pelo seu endereço de base, ou do byte de endereço mais baixo. Foram padronizados três endereços de base para serem usados como portas paralelas, cujos valores (expressos no sistema numérico hexadecimal, ou de base 16) são: 03BC, 0378 e 0278. O que limita a três o número máximo de portas paralelas em um PC.

Os nomes padronizados para estas portas são: LPT1, LPT2 e LPT3 (LPT deriva de Line PrinTer, ou impressora de linhas).

Não há uma correspondência ordenada entre os endereços das portas e os nomes padronizados. Assim, ao se inicializar o computador, o sistema operacional procura pelo número de portas paralelas existentes e vai atribuindo os nomes na ordem em que elas são encontradas. A busca é feita primeiro no endereço 03BC, depois no endereço 0378 e finalmente no endereço 0278. Mas se um endereço está "vago", ele é desconsiderado. Assim, se em um micro há duas portas paralelas nos endereços 0378 e 0278, a primeira delas será LPT1 e a segunda LPT2. Isto foi feito para garantir que se em um micro há apenas uma porta paralela, ela venha a receber o nome de LPT1, seja qual for o endereço utilizado.

Embora não faça parte da interface lógica, convém mencionar que usualmente duas interrupções de hardware são destacadas para uso das portas paralelas. Embora o assunto não seja padronizado, convencionou-se que a interrupção IRQ 7 corresponde a LPT1 e a IRQ 5 corresponde a LPT2 (embora muitas vezes esta última seja utilizada por placas de som).

Em um micro com uma única porta paralela é usual que ela assuma o endereço base 0378, o nome LPT1 e a IRQ 7.

B. Piropo