Sítio do Piropo

B. Piropo

Assunto Referente :
Volte
1997
Byte
Referente a: PC@World

Os dados manejados pelos computadores são expressos no sistema numérico binário. Este sistema é semelhante ao sistema decimal ao qual estamos acostumados, com a diferença que usa o número 2 como base do sistema, ao invés do número 10, base do sistema decimal.

Um sistema numérico usa tantos algarismos diferentes quanto o valor da base. O sistema decimal, de base dez, usa dez algarismos, de zero a nove. Como o sistema binário usa a base dois, precisará apenas de dois algarismos, o zero e o um, o que o torna particularmente adequado para ser utilizado em sistemas eletrônicos, onde há diversas grandezas que assumem apenas dois estados opostos (carregado/descarregado, aberto/fechado, positivo/negativo, etc.). Fazendo um destes estados representar "um" e o estado oposto representar "zero", é possível exprimir qualquer quantidade numérica desde que se possa utilizar tantos algarismos quanto necessário. Por exemplo: o número "cento e cinqüenta e cinco" é representado por "155" em decimal e por "10011011" em binário.

Em inglês, algarismo binário é "binary digit". Em informática, costumamos nos referir a algarismos binários pela contração destas palavras, que gerou a expressão "bit". Um bit, então, é um algarismo binário.

Os dados utilizados em nossos micros são codificados em números binários de oito algarismos. Estes números receberam o nome genérico de "byte". Assim, um byte é formado por oito bits.

Byte, então, e uma quantidade qualquer representada por um número binário de oito algarismos. O valor de um byte pode variar desde "00000000", que representa zero, até "11111111", que representa duzentos e cinqüenta e cinco, o maior valor que pode ser expresso em um byte.

B. Piropo