< Trilha Zero >
|
|
|
27/12/1999
|
< Destravando o Navegador > |
Impressionante o número de mensagens de agradecimento pelo artigo da semana passada ensinando a "limpar" a máquina dos kits promocionais de alguns provedores. O que me leva a ponderar sobre uma questão: o que passa pela cabeça dos responsáveis por esse tipo de "promoção"? Acham que manter como usuários alguns incautos que permanecem ligados ao provedor simplesmente por não conseguirem se livrar dele compensa a péssima imagem que isto gera para a empresa? Sim, porque algumas das mensagens que recebi sobre o assunto tecem considerações definitivamente pouco elogiosas sobre os provedores em questão. Sei não, mas eu ainda lembro com saudade do tempo em que promoções tinham por objetivo elevar o conceito da empresa junto ao público e não manter cativos alguns usuários insatisfeitos que caíram em uma arapuca e apenas continuam lá por não saberem como sair... O espantoso é que muitas dessas mensagens provêm de remetentes indignados que não conseguem alterar a página inicial do navegador. Imagine-se nessa situação: você conecta a seu novo provedor para fazer uma consulta importante, tem pressa, não tem a mínima intenção de visitar a página do provedor antigo mas ela começa a ser carregada à sua revelia. O que lhe obriga a interromper o processo e digitar o URL da página de seu novo provedor – que você gostaria que fosse a página inicial padrão, mas não consegue porque a outra está "travada". Então pergunto: será que os gênios de marquetingue que conceberam esta odiosa estratégia imaginaram que cada vez que você visitasse a página deles, mesmo a contragosto, fixaria uma imagem positiva da empresa? Não lhes ocorreu que cada nova visita involuntária aumentaria um pouco mais sua revolta contra quem invadiu sua máquina e, além de alterar as configurações, o impediu de desfazer a cangancha? E, o que é mais grave: que razões os levaram a pensar que tinham o direito de perpetrar essa barbaridade? Que tipo de ética orienta suas ações? Como encarar uma empresa que inicia assim sua relação com o novo cliente? Pense um pouco sobre o assunto. A prática de "travar" a página inicial parece que já foi abandonada (pelo menos não a constatei nos kits testados ultimamente). Mas ainda existem milhares de máquinas onde os kits antigos foram instalados e cujos donos estão presos a páginas iniciais indesejadas. Pelo menos é o que deduzo das muitas mensagens de leitores perguntando onde encontrar o Editor de Registro para eliminar a chave [HKEY_USERS\.DEFAULT\Software\Policies\Microsoft\Internet Explorer\Control Panel], responsável pelo travamento. Bem, o Editor de Registro (Regedit.Exe) "mora" no diretório Windows. O problema é que seu uso não é de todo despido de riscos, pois alterações indevidas no Registro podem gerar resultados inesperados, inclusive o travamento do sistema. Incluir aqui um roteiro passo a passo seria uma crueldade com os leitores que não precisam dele. Então, vamos a uma solução de compromisso: se você tem alguma prática com o Editor de Registro, acione a opção "Executar" de seu menu Iniciar, digite "regedit" (sem aspas) na caixa de entrada de dados, tecle ENTER e use-o para se livrar da chave abominável. Mas se precisa de maiores informações ou prefere ser guiado por um roteiro passo a passo, consulte esta mesma coluna na seção "Escritos" de minha página pessoal em <www.bpiropo.com.br> e procure nela por informações adicionais. E boa sorte. E por falar nisso: minha página foi incluída na quinta edição do Web Guide, um guia de navegação na Rede que reúne os sítios "mais quentes da Internet brasileira". Isso foi feito à minha revelia, ou seja: sem pedir voto, solicitar inclusão ou apelar para qualquer subterfúgio. A inclusão foi feita porque a equipe da Web Guide (a quem agradeço) consultou a página, gostou e a incluiu no Guia, juntamente com um comentário elogioso sobre ela. A ficha está na categoria "Informática/Geral". Vá até <www.webguide.com.br> e confira. No mais: a próxima sexta-feira será a noite do bug. Como diz minha amiga Lélia: "não tem terror". Fique tranqüilo que tudo está sob controle. Por garantia, passe em um banco 24 horas, saque o necessário para as despesas correntes de dois ou três dias, compre uma garrafa de champanhe (nada a ver com o bug, mas um reveillon com champanhe é mais gostoso) e caia na gandaia. E que o dia seguinte seja o primeiro do melhor ano de nossas vidas. B. Piropo |