Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
06/12/1999

< Dois Monitores III: Resolvendo problemas >


Na coluna da semana passada faltou uma palavra. Pequena, mas imprescindível. Na frase: "as antigas placas ISA suportam a função", faltou um "não". O certo é "as antigas placas ISA não suportam a função". Nem as VESA ou MCA, só as PCI ou AGP. Falha nossa, desculpem.

Agora, aos problemas. Que são muitos, de distintas origens e apresentando sintomas diversos. Vamos ver se conseguimos identificar os mais comuns e descrever possíveis soluções, começando pelos mais simples, de causas facilmente identificáveis e soluções conhecidas.

Se Windows reconhece a segunda controladora de vídeo e mostra os ícones de ambos os monitores na aba "Configurações" de "Propriedades de vídeo", mas não apresenta a opção "Estender a área de trabalho a este monitor", talvez um dos monitores (ou ambos) estejam configurados para exibir menos de 256 cores. Confira clicando com o botão direito sobre o ícone de cada monitor e selecionando a opção "Propriedades". Aumente o número de cores se necessário. Se não resolver, verifique se a instalação da primeira placa acrescentou funções de controle de vídeo (tanto a ATI quanto a RIVA instalam suas próprias extensões e controles, que aparecem como abas ou opções adicionais nas "Propriedades de vídeo"). Se for o caso, experimente remover as extensões usando o objeto "Adicionar ou remover programas" do Painel de Controle.

Se a inicialização transcorreu sem problemas, o segundo monitor exibiu a mensagem informando que Windows o reconheceu mas seu ícone não aparece na aba "Configurações" de "Propriedades de Windows", abra o objeto "Sistema" do Painel de Controle, passe para a aba "Gerenciador de dispositivos" e verifique se uma das placas de vídeo mostra um ponto de exclamação amarelo. Isto costuma ocorrer quando o trecho de memória que ela pretende usar está ocupado por outro dispositivo. Neste caso, com um editor do tipo "texto puro" como o Notepad do próprio Windows, abra o arquivo System.Ini do diretório Windows, passe para a seção [386enh] e, respeitando maiúsculas e espaços, inclua nela a linha "EMMExclude=C000-CFFF" (exatamente assim, mas sem as aspas).

Se Windows não consegue reconhecer a segunda placa ou a reconhece apenas como VGA (e não SVGA), talvez o "Plug and Play" de Windows 98 tenha atribuído a ela a IRQ 15, o que conflita com a controladora IDE secundária que por padrão usa esta mesma interrupção. Para que a placa seja usada como controladora de vídeo secundária é imprescindível que o driver acelerador do Windows 98 seja carregado, o que não ocorre quando ela é identificada como VGA simples. Se este for o caso, há que eliminar o conflito. Se você não usa o controlador IDE secundário (ou seja: se a máquina tem apenas dois dispositivos IDE e ambos estão conectados ao controlador primário), acesse o setup do micro e desabilite a controladora IDE secundária (faça o mesmo na aba "Gerenciador de Dispositivos" do objeto "Sistema" do Painel de Controle). Se não for possível, verifique se o BIOS permite desabilitar a IRQ15 da controladora de vídeo ou reconfigurá-la para outra IRQ. Se não der, veja se há como resolver o conflito manualmente (em geral ajustando jumpers na própria controladora de vídeo). Se nada disto der certo, talvez o problema se resolva com uma atualização de BIOS que permita reconfigurar a IRQ atribuída à placa de vídeo.

Finalmente: a placa de vídeo somente funciona como secundária se usar o driver de vídeo de Windows 98. Drivers de Windows 95 não servem, mesmo que a placa esteja listada entre as que suportam monitores múltiplos. Em geral, quando é este o problema, a tela permanece negra durante a inicialização ou o sistema trava e, se você ordenar que o arquivo Bootlog.Txt seja criado para tentar identificar a causa da inicialização malsucedida, provavelmente encontrará uma menção a uma exceção fatal ocorrida no GDI. Neste caso basta instalar o driver correto. O arquivo Display.Txt de seu diretório Windows lista alguns drivers que suportam a função e os sítios da Internet onde eles podem ser obtidos. Se o seu não estiver na lista, procure pelo driver mais atualizado para sua placa em um dos sítios especializados em drivers (você encontra links para alguns deles na seção "Bookmarks" de minha página pessoal, em ).

Estes são os problemas mais simples. Semana que vem veremos os cabeludos.

B. Piropo