Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
08/03/1999

< Tesouros Escondidos VIII: >
< O Micorsoft Fax >


Na última coluna desta série eu mencionei que a pasta OLDWIN95 escondia, em sua única pasta MESSAGE, o programa de FAX que era fornecido com Windows 95 e não com Windows 98. O que leva a uma pergunta óbvia: por que diabos isso ocorreu?

Ela demanda uma resposta tão longa quanto maçante. Temas maçantes não me agradam, mas detesto deixar perguntas sem respostas. E esta é particularmente ilustrativa de como é feito o planejamento na Microsoft. Por isto vou tentar respondê-la.

Tudo começou com o desejo da MS de dominar o mundo (do software, presumo). Enquanto um time de programadores desenvolvia o Windows 95, outro, completamente independente, de olho no mercado corporativo, trabalhava em um produto destinado a tomar o lugar do Lotus Notes. Esse produto, composto de duas partes (client e server) para serem usadas respectivamente nas máquinas de mesa e nos servidores, chamava-se MS Exchange e acabou incorporado a Windows 95. O resultado foi semelhante ao logrado pelas duas equipes que trabalhavam independentemente no projeto de um cavalo: ao juntar as partes, obtiveram um camelo. O Exchange, lento, pesado e com um insaciável apetite por memória, jamais se encaixou direito em Windows. Tanto que cinco meses após o lançamento surgiu uma nova versão do Exchange Client. E quatro meses depois veio ainda mais uma, já com novo nome, "Windows Messaging", para evitar confusão com o Exchange Server. Resumindo: Windows Messaging é uma versão do Exchange Client desenvolvida para Windows 95. É um "cliente MAPI completo" (MAPI é a interface de programação para aplicativos voltados para o intercâmbio de mensagens de Windows) e foi concebido levando em conta que toda máquina estaria ligada a uma imensa rede corporativa e necessitava dos recursos para suportar a imensa carga de intercâmbio de informações que ocorre nesses ambientes (o alvo era o Lotus Notes, lembram?). Como na maioria de nossas máquinas isso não ocorre, o resultado foi um fiasco: um produto pesadíssimo e de utilidade limitada. A MS acabou desistindo de inclui-lo em Windows 98, substituindo-o pelo Outlook Express, incorporado ao Internet Explorer 4. Mas este não é completo e não suporta todas as funções (especialmente FAX). A MS desenvolveu outro cliente MAPI, o Outlook 97. Que é completo, suporta FAX mas não vem com Windows 98 e sim com o Office 97.

O MS FAX do Windows 95 exige um cliente MAPI completo (ou pelo menos que suporte as funções de FAX). Em Windows 95 ele usava o Windows Messaging. Que é completo mas já não existe em Windows 98. O cliente MAPI de Windows 98 é o Outlook Express, que não é completo e não suporta FAX. Perceberam? Pois é: foi por isso que Windows 98 acabou sem FAX.

Para "quebrar o galho" a MS decidiu manter o MS-FAX de Windows 95 no CD-ROM de Windows 98 mas não o incluiu no procedimento padrão de instalação. Se você quiser, pode instalá-lo. Mas como ele exige um cliente MAPI completo, se sua máquina já não dispuser de um (como o Outlook 97), você terá que instalar também o Windows Messaging. Que por isso também foi incluído no CD-ROM. Só que o arquivo correspondente ao serviço de FAX, Awfax.Exe, tem pouco mais de 700K, enquanto o correspondente ao Windows Messaging, Wms.Exe, tem quase 1.900K. Quer dizer: para saborear o filé, você vai ter que carregar o boi enquanto usar Windows 98.

Então sejamos práticos. Em seu micro há um modem/FAX, você usa Windows 98 e não tem um programa FAX. Por isso decidiu instalar o MS-FAX. Por acaso o Outlook 97 está instalado em sua máquina? (atenção: o Outlook Express não serve, tem que ser o Outlook 97 que vem com o Office 97). Se sim, ótimo: não precisará instalar o Windows Messaging e pode esquecer o resto deste parágrafo. Se não, procure pelo arquivo Wms.Exe na pasta TOOLS\OLDWIN95\MESSAGE e o execute. Siga as instruções, inclusive a que recomenda reiniciar o micro. Ao final do processo, você terá um novo objeto em seu Desktop, a Caixa de Entrada. Abra-a e siga as instruções para criar um "perfil de usuário". Você descobrirá ainda dois novos objetos em seu Painel de Controle: a Agência dos Correios e o Correio. E agora seu micro já tem um cliente MAPI completo.

Para instalar o MS-FAX execute o arquivo Awfax.Exe da pasta TOOLS\OLDWIN95\ MESSAGE. Siga as instruções, inclusive a que solicita reinicializar o micro. Terminada a instalação, abra seu painel de controle, acione o objeto "Correio" e adicione ao seu perfil de usuário o "serviço" MS-FAX (passando para a "Serviços", clicando no botão "Adicionar" e selecionando Microsoft FAX entre os serviços disponíveis). Pronto, seu FAX está instalado. Repare: na pasta "Impressoras" do objeto "Meu Computador" existe agora uma nova impressora, a Microsoft FAX. Para enviar um FAX, basta mandar "imprimir" nela. Inclusive de dentro de qualquer programa. Mas no Word é mais fácil usar a entrada "Enviar Para" do menu "Arquivos" e selecionar "Destinatário do FAX", o que aciona o Assistente do FAX para conduzi-lo passo à passo pelo tedioso procedimento de despachar o FAX, permitindo escolher folhas de rosto e tudo o mais.

Bom proveito.

B. Piropo