Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
29/12/1997

< Remendos >


Fim de ano, época de renovar. Mas quando os tempos andam bicudos e as coisas novas inacessíveis, só nos resta remendar as velhas. Por isto a última Trilha Zero do ano será dedicada aos "patches" (ou remendos) que a MS coloca à disposição dos usuários para seus produtos.

Começando pelo Internet Explorer, cuja versão 4.01 em português foi recentemente lançada. A atualização efetua-se em duas etapas. Inicie a primeira acessando a página [http://www.microsoft.com/ie_intl/br/ie40/download/] e seguindo as instruções para transferir o arquivo Ie4setup.Exe (435 k). Quando for solicitada a escolha do idioma, tome cuidado para selecionar o mesmo de seu Windows 95. Depois, mantenha-se conectado à Internet e inicie a segunda etapa executando o programa de instalação recém transferido, que efetua e controla a transferência do restante do patch. Pode-se escolher entre a instalação somente do navegador (um arquivo de 13 Mb), instalação padrão (16 Mb) ou instalação completa (25 Mb).Sugiro escolher a segunda, que além do navegador instala também o Outlook Express e alguns acessórios. Lembre-se que mesmo com um modem rápido, a transferência demorará algumas horas. A única vantagem é que se for interrompida, o programa de instalação retoma o processo do ponto em que foi sustado. Consta que o IE 4.01 está bastante mais estável que o 4.0.

Outro remendo indispensável para quem usa a versão de Windows 95 conhecida por OSR2 (versão 4.00.950.b) é o patch que corrige um bug deveras incômodo que faz com que sempre que se carrega um programa DOS em algumas versões traduzidas (ou "localizadas", no jargão da MS), o arquivo Hymem.Sys ocupe 44K de memória convencional ao invés de apenas 1K como seria de esperar. O problema ocorre porque nestas versões (que inclui a brasileira) o arquivo de sistema Io.Sys ocupa mais memória alta do que deveria, expulsando o Hymem.Sys para a memória convencional. Para resolvê-lo, basta transferir e executar o arquivo Iosysbrz.Exe, de apenas 289 K, encontrado no sítio [http://premium.microsoft.com/support/downloads/dp2707.asp]. Este patch já foi mencionado aqui, mas reitero a informação porque a MS alterou o URL da página onde ele mora.

Ainda no terreno dos patches: se você usa o Office 97, é de bom alvitre remendá-lo o mais rapidamente possível com o SR-1 (Service Release 1). E mesmo que você já o tenha feito, se foi antes de 16 de agosto deste ano, a MS recomenda que você o faça novamente, ou seja, que remende o remendo. O SR-1 melhora bastante o Office 97. Entre outras coisas, permite gravar e ler arquivos no formato da versão anterior do Word, uma função que incompreensivelmente faltava no original. Se sua versão é em português, faça a transferência de [http://www.microsoft.com/brasil/office/sr1.htm]. Se em inglês ou outro idioma, procure em [http://www.microsoft.com/officefreestuff/office/dlpages/sr1off97.htm]. O arquivo do patch tem 8 Mb. Depois de instalado, usará 15 Mb de seu disco rígido, mas durante a instalação precisará de 40 Mb livres, portanto assegure-se que você dispõe de todo este espaço antes de iniciar o processo. Se você tem dúvidas sobre o SR-1, inclusive a dúvida primária: "será que eu preciso mesmo dele?", leia a FAQ (Frequently Asked Questions) que pode ser encontrada (infelizmente apenas em inglês) em [http://www.microsoft.com/Office/Office97/ServiceRelease/FAQ.htm].

Finalmente: se você programa em uma das linguagens da MS que usa o Visual Studio (Visual Basic 5.0, Visual C++ 5.0, Visual InterDev 1.0, Visual J++ 1.1, Visual FoxPro 5.0 ou Visual SourceSafe 5.0), deve instalar o Visual Studio 97 Service Pack, já na versão 3. O patch é o mesmo qualquer que seja o idioma: o processo de instalação reconhece a versão instalada e se comporta de acordo. A versão 3 do Service Pack é uma extensão das anteriores. Se você ainda não instalou nenhuma, basta instalar esta. E se já instalou uma ou ambas, ela percebe e apenas as atualiza. O patch tem um tamanho respeitável. Quem usa Visual Basic, Visual InterDev, Visual J++, Visual FoxPro, e Visual SourceSafe pode transferir apenas o núcleo, com 37,8 Mb, de [http://www.microsoft.com/msdownload/vs97sp/core.asp]. Mas quem usa também o Visual C++ terá que transferir o pacote completo, com seus 91,4 Mb, de [http://www.microsoft.com/msdownload/vs97sp/full.asp]. Porém para quem usa apenas o Visual Basic a pena é mais leve: basta baixar 12,4 Mb de [http://www.microsoft.com/msdownload/vs97sp/vb.asp].

Pois é isto. Os mais observadores devem ter notado que faltou mencionar a atualização de Windows 95 conhecida como Service Pack 1. Mas ela já mereceu toda uma série de colunas (que permanecem à disposição dos interessados na seção "Escritos" de minha página pessoal, em [http://www.bpiropo.com.br]) e portanto não cabe voltar ao tema. Em todo o caso, o patch pode ser encontrado em [http://www.microsoft.com/windows/software/localize/brz-eu.htm].

Bom proveito de seus remendos e feliz 1998.

B. Piropo