Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
01/12/1997

< IE4 Power Toys >


Há algumas semanas descrevi minha experiência com o Internet Explorer 4. A saraivada de mensagens que recebi de volta foi surpreendente. O curioso é que seu conteúdo refletia mais o sentimento de, digamos, "torcida" que domina a alta e baixa micraria que o contexto da coluna, já que salvo as raras e honrosas exceções de sempre, a maioria delas ou me elogiava ou esculhambava (dependendo da facção pela qual o remetente "torce") pela mesma razão: a "coragem de ter falado mal da MS e do Internet Explorer". Portanto, ao que parece, não pegaram o espírito da coisa. Pois se falei mal, foi do mercado por aceitar um produto inacabado sem chiar. Da MS, ao contrário, falei bem: elogiei sua competência por ter conquistado o quase monopólio do mercado de sistemas operacionais e deixei claro que achava muito natural que ela se aproveitasse disto para empurrar no mercado um produto semi-acabado. Sobre o IE4, afirmei que ele viria a ser um excelente programa tão logo ficasse pronto, ou seja, assim que sua instabilidade em um número significativo de máquinas se tornasse aceitável. E tanto o achei um bom programa que continua em minha máquina apesar das freqüência com que encaro a mesma janela afirmando que ele será fechado porque se tornou instável (palavras postas na janela pela própria Microsoft, portanto poupem-me das mensagens querendo me convencer que, não obstante, ele é estável). Mas como sou macaco velho e sei reconhecer os casos em que não resta alternativa senão relaxar e aproveitar, sigo em frente e já estou me habituando tanto ao IE4 que até me dei ao desfrute de instalar um utilitário específico para ele.

Chama-se IE4 Power Toys. Soube de sua existência através da mensagem de um leitor que se assina apenas "Rodrigo". É um conjunto de utilitários que se integra ao IE4 de forma absolutamente transparente e a ele agrega algumas funções úteis.

À exemplo de seu irmão mais velho (Power Toys para Windows 95, sobre o qual escrevemos um artigo em 17 de fevereiro deste ano), o IE4 Power Toys foi desenvolvido pela própria MS que, no entanto, não assume responsabilidade alguma sobre ele. Quer dizer: dá de graça mas não presta suporte nem aceita queixa. Quem o instala está mais ou menos na situação do comprador de carro velho "no estado": se enguiçar, não tem com quem reclamar. Mas, segundo minha experiência, as falhas não são nocivas, ou seja: as funções que se recusam a cumprir suas tarefas não criam problema algum. Simplesmente não funcionam e temos conversado. Pena que são a maioria: quatro em um total de sete. Ao serem acionadas, surge uma janela informando que "Ocorreu um erro no script desta página", o que me faz suspeitar que o problema se deve ao fato de eu ter instalado sobre o IE4 em português o pacote desenvolvido para a versão em inglês - que, tanto quanto eu saiba, é o único que existe.

As funções que se recusaram a funcionar foram a que exibe a lista de todos os links existentes na página em uma única janela, a que permite abrir painéis ou "frames" em janelas independentes (um achado; pena que não funcione) e dois aceleradores de busca: um que permite selecionar um texto diretamente na página que está sendo exibida e realizar a busca com ele no dispositivo desejado e outro que permite entrar diretamente na caixa de endereços com o texto e a abreviação do dispositivo de busca (por exemplo: "av" para AltaVista, "hb" para HotBot) e realizar a busca com o dispositivo escolhido imediatamente após o [ENTER].

Já as que funcionam não são tão espetaculares. Uma delas permite destacar texto na página exibida de forma semelhante à usada no Word: seleciona-se o trecho desejado, clica-se com o botão direito sobre ele e aciona-se a função "Highlight" do menu de contexto - o que pode ser útil quando se quer realçar alguns trechos importantes de um documento longo. Mas são as duas remanescentes que me parecem fazer o pacote valer a pena. Uma delas é um achado: acrescenta ao menu de contexto das figuras as funções "Zoom in" e "Zoom out", que permitem, respectivamente, aumentar e diminuir o espaço ocupado pela figura na página sem alterar seu conteúdo. A última é ainda melhor: agrega à barra de ferramentas o botão "Toggle Images", que com um único clique permite ou impede a carga de imagens, acelerando tremendamente a apresentação de páginas muito carregadas de figuras e deixando o usuário examinar seu conteúdo para decidir se vale a pena carregar as figuras para completar a página.

O pacote pode ser encontrado em dezenas de sítios FTP em todo o mundo. O que aconselho é carregar o FTP Search, em [http://ftpsearch.ntnu.no/ftpsearch] e efetuar uma busca com o nome do executável "Ie4power.Exe" para fazer aparecer páginas e mais páginas de links. Escolha o mais próximo de você e baixe o arquivo (ou, melhor ainda: se usa o GetRight, deixe que ele teste alguns links e escolha o de maior taxa de transferência, um primor de função). Depois, basta executar o arquivo para que o IE4 Power Toys se instale em seu IE4 silenciosamente e branco como a bruma. Tanto, que você somente vai se dar conta dele se examinar com atenção a barra de ferramentas e os menus de contexto em busca dos novos botões e entradas, respectivamente.

B. Piropo