Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
06/10/1997

< A Última Atualização >


O que vimos até agora em matéria de atualizações é o suficiente para que seu Windows 95 fique nos trinques. Mas não basta para transformá-lo na última versão, conhecida por OSR2 ou "Windows 95 4.00.950b". E isto é o mais perto que você pode chegar do Windows 98, pois como sabemos não há maneira legal de obter o OSR2 exceto comprando uma máquina que venha com ele, pois a MS não o vende separadamente nem como sistema avulso nem como atualização. Mas segundo a MS você pode, se quiser, obter alguns pedaços dele. Legalmente. E, o que é melhor, de graça. Basta acessar a página [http://www.microsoft.com/windows/pr/win95osr.htm], que além de explicar o que é o OSR2 e porque ele não é vendido separadamente, lista suas novas funções grupadas em quatro tópicos: "Suporte de Hardware", "Suporte de Multimídia e Internet", "Rede e Comunicações" e "Funções Adicionais". Em cada um deles você encontra uma tabela com a lista das respectivas funções e uma sucinta explicação sobre o que ela faz. Mas o melhor da página não são as informações sobre as funções e sim a última coluna da tabela, intitulada "Download". Porque, se nela constar a palavra "Yes", a função do OSR2 está disponível sob a forma de um arquivo de atualização que pode ser transferido para sua máquina clicando sobre o "Yes".

Mas não se anime muito: nem todas as funções estão disponíveis e muitas das que estão nada mais são que as mesmas velhas e conhecidas atualizações que já examinamos nas últimas colunas. Do tópico "Suporte de Hardware" ("Hardware Support"), nenhuma atualização pode ser transferida. Do tópico "Funções Adicionais" ("Additional Features"), há apenas um (interessante) aplicativo da Wang para exibir imagens em diversos formatos, além de um link para "fixes/updates" - mas este nada mais faz que levar á umas das páginas de atualizações que já conhecemos. Do tópico "Redes e Comunicações" ("Networking and Communications") quase todas as melhorias estão disponíveis, mas a maioria delas pode ser encontrada alhures (como o suporte para infravermelho e modem voz que já discutimos). Sobra o suporte para Internet e Multimídia, onde há coisas interessantes como o NetMeeting, um programa para realizar teleconferência via Internet, compartilhando "quadro negro" e permitindo chat, e o Active Movie, um programa para exibir vídeos com alta qualidade de imagem. Mas acontece que todos eles são "add-ins" do Internet Explorer e todos os links deste tópico o levarão para a mesma página, a de transferência dos add-ins do Intenet Explorer em [http://www.microsoft.com/ie/download/]. Ao fim e ao cabo, esta página na verdade é uma decepção. Ou quase, porque se você clicar no link do visualizador de imagens da Wang que mencionamos lá em cima, vai dar (no bom sentido, naturalmente) em uma página que é o verdadeiro mapa da mina.

Trata-se da página [http://www.microsoft.com/windows95/info/legacy.htm]. Uma espécie de "quarto dos guardados" da MS. Um lugar onde ela enfia tudo que não sabe direito onde dispor. E onde podem ser encontrados verdadeiros tesouros que vão desde coleções de drivers para todo o tipo de dispositivo até os chamados "CD ROM Extras" (utilitários incluídos na versão de Windows 95 em CD ROM mas não na versão em disquetes) e as poderosíssimas coleções de utilitários "Power Toys" e "Kernel Toys", que já discutimos aqui mesmo no caderninho. E se você gostou do que encontrou nesta página, não deixe de visitar também a página [http://www.microsoft.com/windowssupport/default-sl.htm] (ATENÇÃO: VEJA OBS NO FINAL DA COLUNA), de conteúdo semelhante, com alguns links repetidos mas alguma coisa diferente.

Ah, sim, se você é um feliz possuidor do OSR2 em português e está lendo estas mal traçadas com um indisfarçável ar de superioridade, achando-se o rei da cocada preta e tão perto de Windows 98 que estes detalhes de atualização não merecem sua régia atenção, diga-me lá: por acaso já notou que, quando você abre uma janela DOS, o malfadado driver gerenciador de memória Hymem.Sys passou a consumir 44 kb de sua preciosa memória convencional do DOS ao invés dos usuais 1 kb? Ainda não? Pois repare: abra uma janela DOS e do diretório Windows comande MEM /C /P e tecle ENTER. Agora veja quanta memória seu Hymem.Sys devora. Dureza, não é?

Pois não se aflija. Lembra da última página aí de cima, citada para ajudar os pobres coitados que ainda não têm o OSR2? Pois procure perto de seu pé (da página, naturalmente) pelo link "Miscellaneous Files and Utilities". Clique nele. Chegando ao destino você encontrará um mundo de arquivos aparentemente inúteis. Procure entre eles pelo link "Updated Winboot.sys for Brazilian OSR2". Clique nele para baixar o arquivo Iosysbrz.Exe, de 289 kb disponibilizado em 16 de julho passado. Execute-o, e ele lhe trará dois benefícios.

Primeiro, corrigirá o problema fazendo o Hymem.Sys encolher para suas devidas proporções, liberando mais de 40 kb da memória convencional. E, segundo, lhe dará uma demonstração prática que esse negócio de atualização não tem fim, mesmo...

Ou seja: a última atualização não existe...

OBS: Entre a data em que esta coluna foi escrita e a data de sua publicação (06/10/97), aparentemente a MS alterou seu sítio e as tentativas de acessar o URL [http://www.microsoft.com/windowssupport/default-sl.htm] passaram a gerar uma mensagem de erro "404 - Object not found". Uma busca da expressão "winboot.sys", o nome pelo qual é conhecido o patch a que se refere a coluna, utilizando o dispositivo de busca do próprio sítio da MS, informou que o arquivo Iosysbrz.Exe poderia ser encontrado em [http://premium.microsoft.com/support/downloads/dp2707.asp], mas minhas tentativas de acessar este URL

B. Piropo