Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
08/07/1996
< Correio Sentimental >

Semana passada recebi uma carta do Marco Antonio de Carvalho. Referindo-se à Trilha Zero de 17/06, onde eu escrevi sobre a Kinko's, uma cadeia americana de lojas que aluga equipamentos de informática, diz ele: "É uma pena que a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde não se realizam feiras de informática, não tenha feito parte de seu roteiro de férias. Ou você teria a oportunidade de alugar nossos microcomputadores como fez em sua recente viagem ao exterior. Aqui, no TAKE USE SYSTEM, como em Nova York, também é possível dispor de computadores por R$ 4,00 a hora (olha a economia!) e de serviços de impressão, com pagamento a parte."

E prossegue, relatando sua iniciativa pioneira. Conta que é engenheiro como eu, e montou o negócio há quase um ano, quando o preço do equipamento caíu o bastante para viabilizá-lo. E que, percebendo que muitos de seus clientes eram alunos mal preparados de cursinhos de informática, acabou sendo obrigado a abrir ele mesmo um curso para melhor atendê-los. Como a maior parte de sua clientela é constituída por pessoas de baixa renda, precisa manter os preços baixos e não dá para investir em publicidade. Mas, apesar disto, vai tocando o negócio.

A Zona Oeste, Marco Antonio, não fez parte de meu roteiro de férias mas fez, durante muito tempo, do de trabalho. Por isto a conheço bem. O que me permite dar o devido valor à sua iniciativa. Ainda não fui à Take Use, mas prometo que na próxima vez que andar novamente por essas bandas dou um pulo até aí para conhecer a loja e você. Quanto às feiras de informática, se aí não as há, é por falta de iniciativa de quem as queira organizar. Ano passado, como contei aqui mesmo, fiz uma palestra em uma feira de informática em Ubá, uma cidade onde não há uma fração do mercado representado por Campo Grande e sua zona de influência. Mas há o Pedro Raimundo, uma formidável figura humana que, com seu entusiasmo e vontade de fazer, lá conseguiu organizar um evento e tanto para uma cidade do porte de Ubá.

E não afirmei "que a América Latina não possui este tipo de serviço", Marco Antonio. Só disse que por aqui não há filiais da Kinko's. Que, como a Take Use, começou pequena: a primeira, na Califórnia, era uma dessas copiadoras que há em quase toda faculdade. Depois, expandiu-se pelas universidades e hoje tem mais de oitocentas lojas em todo o mundo. Tomara que o mesmo ocorra com a Take Use. Que, como disse, não conheço. Mas como acredito que é minha obrigação divulgar iniciativas pioneiras como esta no campo da informática, fica aqui o endereço para quem quiser visitar: Take Use Systems, Rua Albertina 70, Campo Grande.

E já que a coluna de hoje virou correio sentimental, vamos em frente: o Marcus Vinicius Barreto Silva me escreve dizendo que se eu procurar aqui mesmo no caderninho vou encontrar preços ainda menores que os que tanto me impressionaram na PC Expo. E pergunta: "para que tanto alvoroço em torno do tal Network Computer se, nos Estados Unidos, monta-se um 486 DX 100 com disco rígido de 1Gb, Fax-modem de 14400bps, drive de 3" 1/3, 4Mb de memória RAM e monitor VGA mono por US$ 550?"

É mesmo, Marcus, pra que tanto alvoroço? Confesso que também não sei. Acho esse tal NC um tiro n'água. Já vi um negócio destes funcionando, lá mesmo na PC Expo, e achei uma coisa tão chinfrim que nem me dei ao trabalho de comentar. Mas se os grandes estão se juntando para produzi-lo, é porque acreditam que existe mercado. Para mim, francamente, é o tipo da mágica besta. Mesmo porque, embora eu ainda não houvesse percebido, você está coberto de razão: com os preços na base em que andam, dá para se montar um micro "de verdade" quase pelo mesmo preço.

Finalmente: se você quiser conhecer o Merlin, a nova versão do OS/2 a ser brevemente lançada pela IBM, compareça amanhã à reunião do Grupo de Usuários OS/2, como sempre na segunda terça-feira do mês às 19hs no RDC da PUC, na Gávea. Onde o Reinaldo de Medeiros , autor da análise do Merlin que você encontrará na parte séria do Caderninho de hoje e de um excelente livro sobre o OS/2, fará uma demonstração ao vivo e a cores da última versão beta do sistema.

B. Piropo