Escritos
B. Piropo
Anteriores:
< Trilha Zero >
Volte de onde veio
28/06/1993

< O RESUMO DA ÓPERA >


Aí vai, afinal, o resumo da ópera: uma tabela com os principais microprocessadores da linha PC. Geração por geração, da esquerda para a direita, desde o velho 8086 até os novos 486. Em cada geração, em cima os mais poderosos, em baixo os mais fraquinhos. Os clones estão lado a lado na mesma tabela para facilitar a comparação, já que algumas de suas características são iguais.

As características listadas são o fabricante (Fabr.), a data de lançamento no mercado (D.L.), o tamanho dos registradores internos (Reg.) e do barramento de dados (Barr.), o tamanho do campo de memória endereçável (M. End.) e, quando couber, da memória virtual (M. Virt.), as frequências de operação em MHz de todas as versões lançadas (Freq.), o número de transistores que o chip contém (Nr. Tr.), e, no caso dos 486, o tamanho do cache interno (Cache) e a existência ou não de coprocessador matemático "embutido" no chip (Coproc.). Note que no caso dos chips de dupla frequência de operação (os i486DX2 e Cx486DRu2) estão listadas apenas as frequências internas (as mais altas).

A tabela exibe um total nada desprezível de dezesseis diferentes CPU. E não está completa: faltaram, por exemplo, os 386SLC e 486SLC2da IBM (que não foram incluídos por integrarem exclusivamente as máquinas IBM, raras entre nós), o F8680 da Chips &Technologies (também raro, mas interessante por integrar em um único chip a CPU e uma série de outras funções normalmente executadas por CIs auxiliares) e uma ou outra CPU menos votada. Mas não dava para examinar todas: afinal, navegamos por quase três meses nos mares bravios dos microprocessadores. Mais, nem eu agüento. Porém há uma enorme probabilidade da CPU de sua máquina - atual ou futura - estar na lista. A não ser que você já tenha um Pentium, o chip mais quente do mercado. Não discutido na série, mas inteiramente destrinchado em uma matéria de primeira página imediatamente antes dela. Onde, aliás, mesmo antes do lançamento, foi mencionado que o bicho iria esquentar um bocado.

Agora, preparemo-nos para passar algumas semanas nas generalidades e jogando conversa fora, que ninguém é de ferro...

PS: Atenção turma do OS/2: terça-feira da semana que vem, dia oito de julho, teremos mais uma reunião do Grupo de Usuários. Conforme decidido na última reunião, será no Ministério do Exército, para que a turma que trabalha no Centro possa comparecer. Na próxima semana, aqui mesmo, confirmarei local e horário. Não precisa inscrição prévia: é só aparecer e participar.

B. Piropo