Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
14/11/2005

< Horário de verão e seleção retangular >


O que seria de mim sem vocês, leitores...
Semana passada expliquei como fazer seleções retangulares de texto no Word (veja na seção Dicas/Word for Windows de <www.bpiropo.com.br>) e comentei que não fazia idéia da serventia daquilo mas confiava na criatividade de vocês. A confiança não foi em vão. Helvio Marinho e Marçal Sartori usam a função para selecionar uma ou mais colunas de tabelas. Flávio Rocha faz o mesmo, porém em colunas separadas por tabulações. Já José Algarve usa para remover espaços em branco entre colunas. Eliezer Santiago copia blocos de texto para repeti-los em outros pontos do mesmo arquivo e seu xará, Eliezer Magliano, remove colunas inúteis da saída de comandos DOS redirecionada para arquivo texto. Sem falar em meu amigo Henrique Manela que ficou espantadíssimo com meu desconhecimento de uma utilidade tão óbvia.
Mas impressionante mesmo foram as mais de vinte mensagens sobre diferentes formas de fazer o ajuste do horário de verão, assunto da coluna anterior. A maioria sugerindo o programa Timezone.Exe. Quem usa Windows XP pode encontrá-lo no disco de instalação de Windows, seja diretamente na pasta SUPPORT\TOOLS, seja em um de seus arquivos comprimidos no formato .Cab que pode ser inspecionado e aberto com qualquer compactador de arquivos como o WinZip.
Timezone é um utilitário que deve ser executado em uma janela do “Prompt de Comando” (menu Iniciar / Todos os programas / Acessórios). Executa-se programas desse tipo digitando o nome do arquivo executável seguido dos parâmetros adequados, uma coisa um tanto arcaica porém funcional. Dúvidas sobre a sintaxe (formato e posição dos parâmetros) podem ser esclarecidas pelo próprio programa indo até sua pasta, digitando o comando “timezone  /?” (assim mesmo, porém sem aspas) e teclando ENTER. A ajuda, infelizmente, vem em inglês e a sintaxe é um tanto complicada mas quem quiser usar o programa pode deixar marcada a caixa “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” e o fuso horário em “(GMT-03:00) Brasília” na aba “Fuso horário” da janela “Propriedades de Data e Hora”, abrir uma janela do prompt de comando, navegar até a pasta onde se encontra o arquivo Timezone.Exe e comandar: “timezone /s 00:0:3:10 00:0:3:02” (que informa que este ano o horário de verão começou zero hora do terceiro domingo de outubro e termina também zero hora do terceiro domingo de fevereiro). Mas será preciso fazer isso uma vez por ano, entrando com o início e final do período do horário de verão com a sintaxe correta.
Outros leitores sugeriram fazer o ajuste com o programa TZEdit, que faz parte do “Resource Kit” das últimas edições de Windows e que usa uma interface gráfica mais amigável. O executável chama-se Tzedit.Exe e quem tiver o Resource Kit no CD de instalação pode encontrá-lo na pasta TOOLS\RESKIT\CONFIG. Quem não tiver pode baixá-lo gratuitamente da página “Time Zone Editor” < www.softshape.com/cham/manual/tzedit.htm >, onde é mais fácil encontrá-lo que no labirinto em que se transformou o sitio da MS. Ele vem sob a forma de um arquivo comprimido no formato Zip com três arquivos que devem ser extraídos para a mesma pasta. Isto feito, basta um clique duplo sobre o ícone do executável Tzedit.Exe para abrir uma janela com a lista de todas os fusos horários suportados por Windows. Selecione o “(GMT-03:00) Brasília” e clique no botão “Edit”. Isso abrirá uma janela onde se pode entrar com dia, mês e hora do início e final do período do horário de verão daquele ano nas caixas correspondentes. Depois, basta clicar OK que o horário será ajustado automaticamente.
Os leitores (tantos, que infelizmente não dá para citar seus nomes) não se contentaram em fornecer as informações sobre os programas. Alguns enviaram o atalho para o artigo da MS “How to configure daylight saving time dates for Brazil” em < http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;317211 > onde a própria Microsoft descreve diversos métodos de ajustar o micro para o horário de verão do Brasil, inclusive alterando chaves do Registro.
Pois é, o que seria de mim sem os leitores...
Não obstante, por mais que eu matute sobre o assunto, continuo achando mais fácil deixar a tal caixa desmarcada, ajustar o fuso horário para (GMT-02:00) no início do período do horário de verão e retornar o ajuste para (GMT-03:00) no final, como sugeri na coluna passada. O que não quer dizer, evidentemente, que o leitor não tem razão.
Muito pelo contrário: o leitor tem sempre razão.
Porque sem leitores não há razão para escrever...

B. Piropo