Dia desses recebi uma mensagem de um leitor encafifado porque havia acertado as “Propriedades de Data e hora” de seu computador para “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” e o ajuste não foi feito. Por que isso ocorreu?
Devido a fatores que não cabe discutir aqui, no verão o “dia” (período em que o sol permanece acima da linha do horizonte) dura mais que a “noite”, ou seja, amanhece mais cedo e anoitece mais tarde que no inverno. Neste período, adiantando-se os relógios em uma hora, quem acorda cedo já vê a luz do sol, pois amanhece mais cedo. Mas como o sol se põe mais tarde (além de anoitecer mais tarde, acrescentou-se uma hora ao “dia”) as luzes permanecem acesas por menos tempo, o que implica uma significativa economia de energia elétrica. E em um país como o Brasil, onde discute-se abertamente quando sobrevirá a crise no setor por falta de investimentos na geração de energia, qualquer economia é bem-vinda. Logo, horário de verão é uma necessidade.
E não só no Brasil. Segundo o sítio WebExhibits (< http://webexhibits.org/ >), ele foi usado pela primeira vez na Europa em 1916 em um esforço de guerra (a de 1914) para economizar energia. Os EUA o adotaram em 1918, juntamente com a delimitação legal de suas “standard time zones”. Dois anos depois a adoção deixou de ser obrigatória, mas alguns estados a mantiveram. A adoção obrigatória em âmbito nacional só foi retomada de 1942 a 1945, sem interrupção nem mesmo no inverno, novamente por uma questão de economia de guerra. A partir de 1945 o horário de verão tornou-se novamente facultativo nos EUA e os estados podiam não apenas decidir se o adotariam ou não como estabelecer seu período de vigência. Mas isso provocou tal confusão, sobretudo entre os responsáveis pelos transportes interestaduais e emissoras de rádio e TV que, em 1966, o assunto passou a ser regulado novamente por lei federal, o Uniform Time Act de 12 de abril de 1966, que estabeleceu um critério único para a adoção do horário de verão nos EUA: início no último domingo de abril e término no último domingo de outubro. Em 1986 a lei foi emendada e o início foi deslocado para o primeiro domingo de abril. Assim tem sido deste então e será até 2007 quando haverá nova mudança que estenderá o período do segundo domingo de março ao primeiro domingo de novembro.
Mas o que temos nós com isso, cá no patropi? Bem, até o início dos anos oitenta, muito pouco. A partir daí, com a disseminação dos computadores pessoais, a coisa começou a nos incomodar. Pois o ajuste automático para o horário de verão de nossos computadores é feito religiosamente, ano após ano, para o horário de verão americano, que vige sempre no mesmo período. Então, se seu computador usa Windows XP e suas “Propriedades de Data e hora” estão ajustadas para “Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet” (aba “Horário na Internet”) e “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” (aba “Fuso horário”) como o do aflito leitor lá de cima, o sincronismo de seu relógio obedecerá o ritmo do samba do servidor doido. Como resolver isso?
Há duas formas. Comecemos pela primeira, mais segura: abra a janela “Propriedades de Data e hora” (clicando sobre ele no Painel de Controle ou executando um duplo clique no relógio exibido na “Área de Notificação” de sua barra de tarefas), passe para a aba “Fuso horário” e desmarque a caixa “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão”. Todo o ano, no início da vigência do horário de verão, volte à mesma aba, ajuste o fuso horário para “(GMT-02:00) Atlântico Central”. E, quando o horário de verão não mais viger, retorne o fuso horário para “(GMT-03:00 Brasília”). Note que isso só faz sentido se seu computador estiver sincronizado com um servidor de horário da Internet; se não, é mais fácil adiantar e atrasar o relógio do computador manualmente.
A segunda forma depende de servidores de horário de terceiros, como o do projeto < www.pool.ntp.org > de Adrian von Bidder. Ele fornece diversos URLs de servidores de horário na Internet, um deles sincronizado com o horário do Brasil, em < br.pool.ntp.org >. Se você substituir por este o URL que consta na caixa “Servidor” da aba “Horário na Internet”, pode manter marcada a caixa “Ajustar automaticamente para o horário de verão” da aba “Fuso horário” – que deverá ser ajustado para Brasília – que seu micro deverá acompanhar as alterações do horário de verão brasileiro. Isso, naturalmente, enquanto sobreviver o projeto de von Bidder, uma iniciativa não governamental que depende de adesão voluntária.
B. Piropo