Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
02/06/2003

< Modelos >


Todo documento do Word é baseado em um modelo que guarda informações sobre fontes, espaçamento entre parágrafos, estilos de títulos e cabeçalhos e coisas que tais. Quando não se especifica que modelo usar, o documento é baseado no modelo “Normal”, ou “Normal.Dot” (Dot é a extensão usada pela Microsoft para arquivos que contêm modelos). Para encontrá-lo, acione a entrada “Opções” do menu “Ferramentas”, passe para a aba “Arquivos” e veja a via de diretório que consta no item “Modelos de usuários”. Nem se preocupe em abri-lo: você verá apenas uma página em branco. Mas não se iluda: ela guarda uma enorme quantidade de informações sobre o documento a ser criado.
Mas o assunto de hoje não é o modelo Normal, mas sim os outros modelos disponíveis. Word (assim como os demais aplicativos do Office) oferece modelos prontos para uma infinidade de documentos. Se seu Office é 2000 ou superior e você o ajustou para mostrar o “Painel de tarefas” na inicialização (no menu “Ferramentas”, entrada “Opções”, aba “Exibir”, marcando a caixa correspondente), provavelmente já sabe disso: uma das seções da entrada “Novo documento” do painel de tarefas é justamente “Novo com base em modelo” (se você não gosta que o painel de tarefas seja carregado na inicialização mas deseja consultá-lo, pode abri-lo a qualquer momento acionando a entrada correspondente do menu “Exibir”). Se seu Office é mais antigo e você deseja consultar a lista de modelos disponíveis, acione a entrada “Novo” do menu “Arquivos”.
Ao contrário do Normal, os demais modelos não vêem em branco. Eles trazem um bocado de informação, formatada e pronta para ser usada, cuja natureza depende do fim a que se destina. Acione a entrada correspondente a “Modelos gerais” de seu painel de tarefas ou da janela “Novo documento” das versões mais antiga e dê uma espiada no que ela contém. Há lá modelos de publicações, relatórios, cartas, faxes, memorandos, o diabo. Prontos para serem usados – evidentemente depois de serem alterados de acordo com suas necessidades. Para usá-los, basta abrir o modelo clicando sobre seu ícone, entrar com os seus próprios dados e salvar o documento (como documento mesmo, não mais como modelo) no local e com o nome que desejar. Inspecione-os. Certamente algum lhe será útil.
Tudo isso ficaria melhor em uma “Dica” que em uma coluna, não fosse por um detalhe: devido à natureza dinâmica e fluida da Internet, não costumo incluir em “Dicas” informações que dependam de acesso a sítios da rede. Páginas da Internet podem mudar de endereço ou de conteúdo e deitar a Dica a perder. Nesse caso, prefiro incluí-las em colunas, mais voláteis que a rede.
E esse é justamente o caso da entrada “Modelos em Microsoft.Com” do painel de tarefas das edições mais recentes do Office, especialmente do Office XP (também conhecido por Office 2002). Para usá-la é imprescindível estar conectado à Internet. Clique nela e seu navegador abrir-se-á, estabelecendo conexão com o sítio da Microsoft. Mais precisamente com a página “Modelos do Office”. Onde você encontrará uma rica coleção de modelos (mais de cem, quando testei), catalogados por tipo e prontos para uso. Há modelos para o Word, Excel e Power Point. Clique na categoria, escolha o modelo, clique sobre ele, aceite o contrato de licença de uso (não se preocupe, é grátis) e clique no botão “Editar no Microsoft Word” (no caso de modelos para o Word, naturalmente). O modelo será transferido para sua máquina, já aberto no Word para edição. Se você pretende usá-lo mais de uma vez, antes de alterá-lo acione a entrada “Salvar como” do menu “Arquivo”, escolha um nome de seu agrado, escolha a entrada “Modelo de documento” na caixa “Salvar como tipo” e saia com OK. O modelo será incluído entre os disponíveis em sua máquina. Se não, simplesmente edite o modelo e grave-o como documento.
Se lhe agradarem os modelos disponíveis nesse sítio, não deixe de dar uma olhada no atalho para o sítio “Modelos do Office em inglês (EUA)” no pé da página dos modelos em português. O estoque é maior, mais variado e muito melhor. É claro que são todos em inglês, mas você pode editá-los e traduzir o que for necessário. Nos modelos que dependem essencialmente da distribuição espacial dos itens (“layout”), o estoque do sítio em inglês é imperdível. Para os que não têm o Office XP com o atalho no painel de tarefas, o URL da página da MS que fornece os modelos é:
<http://office.microsoft.com/brasil/templategallery/default.aspx>.
Vão até lá e bom proveito.

B. Piropo