Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
23/09/2002

< Web Accessories >
<
e paranóia
>


Na última coluna falei sobre um programeto que facilita a vida de quem usa o Outlook Express. A repercussão foi tão boa que decidi repetir a mão, mas desta vez melhorando o Internet Explorer com os “IE5 Web Accessories”, um pequeno conjunto de utilitários gratuitos desenvolvido pela própria Microsoft. Para instalá-lo, baixe e execute o arquivo Ie5wa.Exe, obtido em
<www.microsoft.com/windows/ie/previous/webaccess/ie5wa.asp>.
Lá há uma nota informando que o produto deve ser instalado apenas no IE5, mas se sua versão é a 6, pode usar sem medo que funciona perfeitamente.

O utilitário agrega um conjunto de funções ao IE, quase todas sob a forma de novas entradas no menu de contexto (que aparece ao clicar com o botão direito do mouse no interior da janela do IE; como não há versão em português, as entradas aparecem em inglês). São elas: “Open frame in new window” (que, quando a página é dividida em painéis, ou “frames”, faz com que o painel seja carregado em uma janela independente), “Zoom In” e “Zoom out” (apenas quando se clica sobre uma imagem; aumenta e diminui, respectivamente, o tamanho da imagem), “Web search” (apenas quando se clica sobre uma palavra ou expressão previamente destacada com o mouse; quando acionada, efetua uma busca na internet com a palavra ou expressão), “Links list” e “Image list” (mostram a lista, respectivamente, dos atalhos e imagens contidos na página) e “Highlight” (apenas quando se clica sobre um trecho de texto previamente destacado com o mouse; cobre o texto com uma tarja amarela transparente). As demais funções, “Quick Search” e “Image toggler”, aparecem sob a forma de novas entradas na barra de atalhos (“links”). A última habilita e desabilita a exibição de imagens (para carregar páginas mais rapidamente) e a primeira facilita o uso dos dispositivos de busca permitindo entrar com uma abreviação de seu nome seguida da expressão a ser pesquisada diretamente na caixa de entrada de endereços (mais fácil de entender experimentando que lendo a explicação, portanto sugiro experimentar). O programeto nada tem de extraordinário, apenas melhora a funcionalidade do IE adicionando algumas funções interessantes. Mas é de graça e, como foi desenvolvido pela própria MS, a fonte é segura.

E por falar em segurança...

Há duas semanas a seção “Dica do Piropo” mencionou o iISystem Wiper, um programa que remove dados fornecidos pelo usuário. No final, externei minha estranheza por não encontrar em
<http://nn101.virtualave.net/>
nenhuma informação sobre a empresa ou o autor do programa e informava que quem quisesse usá-lo o faria por sua própria conta e risco. Semana passada recebi do Eduardo Chaves uma mensagem criticando minha postura. Ele entrou em contato com o referido sítio (através de um endereço eletrônico cuja identificação era apenas “contact”), relatou a estranheza por mim manifestada e perguntou se havia alguma “armadilha” (“catch”) no programa. Recebeu a seguinte resposta, assinada por Peter Novotney, que traduzo integralmente: “Não há armadilhas em meu software. Eu programo como hobby e achei que alguns de meus programas poderiam ser úteis a outros, portanto decidi distribui-los gratuitamente através da internet”. Pergunto: se houvesse armadilhas, a resposta seria diferente?

O sobrenome Novotney é relativamente comum na Boêmia (a região próxima da Saxônia, não a da esbórnia). Uma pesquisa na internet leva a mais de 300 páginas onde constam centenas deles. Só encontrei três Peter e nenhum deles menciona ser programador. Não há nada de estranho em desenvolver programas e postá-los gratuitamente na internet. Eu mesmo conheço muita gente que faz isso. O que acho estranho no suposto Mr. Novotney é que ele o faz anonimamente enquanto os demais divulgam seu nome em busca do reconhecimento da comunidade de usuários. Voltei ao sítio. Lá há mais dois programas gratuitos, mas absolutamente nenhuma informação sobre o autor ou a empresa (iI Software), sua localização, seus proprietários, absolutamente nada. Quanto mais penso no assunto, mais estranho me parece. Segundo o Eduardo, “paranóia pega”. Tanto assim que ele já removeu o programa de seu micro. Eu, que embora não tenha uso para ele, o instalei para poder escrever a Dica, fiz o mesmo. E renovo minha advertência: o programa está na rede, disponível, é de graça e funciona. Mas a ausência de informações sobre sua origem e responsáveis é tão estranha que, repito: se você quiser usá-lo, faça-o por sua própria conta e risco. E se mais tarde tiver alguma surpresa desagradável, não reclame comigo nem venha dizer que não foi avisado.

B. Piropo