Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
28/01/2002

< Gerenciando Fontes >


O gerenciamento das fontes é feito através do objeto “Fontes” do painel de controle de Windows. Aberto, mostra a janela “Fontes” que exibe todas as fontes instaladas (por padrão, em ícones grandes, mas pode-se escolher outra opção no menu “Exibir”). Se você tem demasiadas fontes instaladas, nada mais simples que eliminar algumas: abra a janela “Fontes”, clique com o botão direito sobre os ícones das fontes indesejadas e acione a opção “Excluir” do menu de contexto.

Mas em geral o que mais interessa ao usuário é saber como adicionar novas. O primeiro passo é conseguir um arquivo contendo as características da fonte. Que pode ser comprado nas casas que vendem software ou obtido via internet, tanto mediante pagamento quanto gratuitamente. Na seção “Bookmarks” de meu sítio em <www.bpiropo.com.br> você encontrará atalhos (“links”) para diversos fornecedores de fontes, a maioria delas grátis. Visite-os e baixe os arquivos das fontes que desejar. Em geral eles estarão compactados, quase sempre no formato Zip. Use um programa como o WinZip para descompactá-los e armazene-os em uma pasta adrede criada para tal fim. Na maioria dos casos, após a descompactação, arquivos de fontes apresentam a extensão Ttf (de True Type Font, um dos tipos de fonte aceitos por Windows).

Em tese, para instalar uma fonte bastaria arrastar o ícone de seu arquivo para a pasta “Fontes”. Funciona, mas a instalação de fontes implica tantas alterações, inclusive no Registro, que é melhor seguir o procedimento recomendado por Windows. Abra a janela “Fontes” (com um clique duplo sobre seu ícone no Painel de Controle), acione a entrada “Instalar nova fonte” do menu “Arquivo”, nas caixas correspondentes selecione a unidade de disco e a pasta que contém o arquivo da fonte (previamente baixado da internet), selecione o nome da(s) fonte(s) desejada(s) na “Lista de fontes” (para selecionar mais de uma fonte, basta premir a tecla Ctrl ao clicar sobre seus nomes) e clique em OK. Isso é tudo. Um clique duplo sobre o  ícone de um arquivo de fonte (instalado ou não) abre-o na forma de uma janela que exibe a fonte. Para imprimi-la, clique no botão “Imprimir” no canto superior direito da janela.

Toda essa facilidade acaba levando o usuário a instalar centenas de fontes, a maioria das quais serão usadas não mais que uma ou duas vezes. Mas permanecerão entravando o sistema. Como eu disse na última coluna, não recomendo manter mais que cento e cinqüenta fontes instaladas. Então, como ter acesso a milhares delas sem sobrecarregar Windows?

Há duas formas. Uma delas é manter os arquivos de fontes em uma pasta qualquer, sem instalá-los. Quando precisar recorrer a algumas delas, instale-as seguindo o procedimento acima descrito. Terminada a edição do documento que as usou, simplesmente elimine-as, excluindo seus ícones da pasta “Fontes”. A outra forma é ainda mais simples: basta abrir o arquivo da fonte (com um duplo clique sobre seu ícone), mesmo que ele esteja fora da pasta “Fontes” e não tenha sido instalado. Enquanto o arquivo estiver aberto a fonte estará disponível. Para se ver livre dela, basta fechar o arquivo. Mas atenção: para ter acesso à fonte, é preciso abrir o arquivo antes de carregar o programa que vai usá-la.

Como você vê, nada mais simples que gerenciar fontes usando os próprios recursos de Windows. Mas há quem os ache insuficientes. Por isso pululam os chamados “utilitários de fontes”, programetos (a maioria deles shareware ou freeware) que permitem visualizar, imprimir, instalar, excluir, mover, copiar, comparar, analisar, monitorar, listar, catalogar, alterar, criar, converter de tipo, enfim, fazer o diabo com fontes. Quase todo sítio especializado em shareware dispõe de uma formidável coleção deles. Aqui vão dois, como exemplos: a área de utilitários do sítio Fonts & Things, em inglês, em  <www.fontsnthings.com/tools/management.html> e o sítio SuperDownloads, em <www.superdownloads.com.br/programas/listagem.cfm?cat=5FNT>, este em português. Para o uso que faço de fontes, os recursos de Windows são mais que suficientes, por isso não recorro a utilitários. Mas para quem se liga em fontes, há alguns imperdíveis. Bom proveito.

B. Piropo