Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
02/07/2001

< Ônibus Errado >


Hoje falaremos de quatro utilitários que rodam em todas as versões disponíveis de Windows e compartilham uma característica muito especial. Então vamos a eles.

Usuários de Windows costumam carregar um mundo de programas ao mesmo tempo. Cada um ocupa um pedaço do precioso espaço da barra de tarefas, que logo fica congestionada. Se isso lhe aborrece, vá até <www.teamcti.com>, clique em Free Downloads e baixe o arquivo TrayIt.Zip, de apenas 35 K. Nem é preciso instalar: basta descomprimi-lo em uma pasta criada para este fim e executar o arquivo Trayit!.Exe. Clique no botão “Configure”, ajuste o programa para ser executado na inicialização de Windows e esqueça-se dele. Daí em diante, clicar com o botão direito no ícone “Minimizar” da barra título da janela de qualquer programa faz aparecer a opção “Place in system tray”. Marque-a (basta fazê-lo uma vez) e, a partir de então, sempre que você minimizar a janela daquele programa, em vez de aninhar-se na barra de tarefas ela irá para a bandeja do sistema (o trecho da extremidade direita da barra de tarefas) sob a forma de um pequeno ícone. Faça isso com todos os programas ou apenas com os que usa com maior freqüência e sua barra de tarefas ficará muito menos congestionada. Experimente.

A mesma página onde se obtém o TrayIt oferece o programa Process Viewer (arquivo PrcView.Zip de apenas 82 K). Também não precisa instalar: basta descomprimi-lo em uma pasta adrede criada. Ao ser executado mostra um impressionante e detalhadíssimo conjunto de informações sobre os processos em execução com a lista completa das DLLs usadas por cada um deles, incluindo a via de diretório e versão de cada módulo, os blocos de memória usados, a lista de “threads”, o diabo. Permite, inclusive, abortar qualquer processo (o que, evidentemente, só deve ser feito por quem sabe exatamente o que está fazendo). Para um usuário avançado, é uma ferramenta imprescindível. Para nós, meros mortais, é um interessante brinquedo que dá uma idéia razoável da imensa complexidade que se esconde por detrás dos programas rodando em nossas máquinas. Vale conferir.

Seu micro tem pouca memória e muitos programas? Então vá até <www.jfitz.com/software/RAMpage>, baixe o arquivo Rampg1_6.Zip (correspondente à versão 1.6) de 173K, descomprima-o e instale o programa RamPage. Execute-o, acesse a página de configuração e ajuste-o para ser carregado na inicialização de Windows. Se desejar, altere os demais parâmetros (não recomendo: os ajustes padrão são perfeitamente razoáveis) e clique em OK. Daí em diante tudo o que você vê do RamPage é um pequeno ícone na bandeja do sistema que exibe o espaço livre na memória RAM (a opção “Details” mostra outros detalhes, inclusive o uso da memória virtual). Basta um clique sobre o ícone para operar um pequeno milagre: o programa examina o conteúdo da memória e descarta todo o “lixo” deixado pelos demais programas, liberando algumas dezenas de Mb instantaneamente. Recomendo com veemência.

Há coisas em Windows que lhe desagradam? Se não há, você não precisa do X-Setup (e, provavelmente, não conhece Windows direito). Se há, vá até <www.xteq.com/products/xset> e baixe o arquivo Xq-xsetup.Zip (de quase 4Mb). Crie uma pasta, descomprima-o e instale o programa. Uma forma aproximada de defini-lo seria dizer que é um editor amigável do Registro. Depois de fuçá-lo por um bom tempo, ainda não concluí se substitui ou complementa o TweakUI, da MS, que faz mais ou menos (penso que um pouco menos) a mesma coisa: permite alterar todo tipo de ajustes de Windows (segundo os autores, mais de 500 ajustes diferentes), inclusive alguns inalcançáveis por outros meios e outros que parecem inalteráveis. O programa tem tantas opções e funções que não dá para destrinchá-lo aqui, portanto sugiro que você o explore (tomando, é claro, o devido cuidado para não fazer nenhuma alteração prejudicial). Se não se sentir à vontade com a interface padrão, hierárquica, experimente um dos “Wizards”, que o guiará passo-a-passo em determinados grupo de ajustes. Administradores de rede que desejam fazer alterações idênticas em um grupo de máquinas podem recorrer ao modo “Record”, que grava as alterações feitas em uma máquina em um arquivo .Reg e permite transferi-las para as demais sem instalar o X-Setup em cada uma delas. Taí um programa que vale a pena conhecer.

Neste ponto, penso que você já descobriu qual é a característica especial que esses programas compartilham, pois não? Isso: todos eles são “freeware”, ou seja, grátis. Não custam nada. Nadica. Neca. Néris de pitibiriba.

E, de graça, meu amigo, vale até ônibus errado...

B. Piropo