Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
28/08/2000

< Cursos e páginas >


Quando a Internet abriu-se ao público em geral, falou-se muito nas imensas oportunidades que surgiriam no campo da educação à distância. Afinal, o hipertexto é ideal para fins didáticos. Este fato, aliado à imensa facilidade de disseminação de informações propiciada pela rede, fez com que muitos esperassem que a Internet se transformasse em uma imensa universidade aberta, inundada por cursos sobre os temas mais diversos. Mas a natureza humana é frágil e o que se viu foi a rede sendo invadida por interesses comerciais que a transformaram em um imenso mercado persa.

Mas nem por isso deixou-se de aproveitar seu enorme potencial para a educação à distância. Embora não dominem a rede como sonhavam os educadores, há diversas instituições que colocam cursos à disposição dos internautas. E não são poucas. Hoje, falaremos de duas que conheci recentemente.

O "Estude Grátis", no endereço <www.estudegratis.com.br>, é um sítio da Grátis Serviços de Internet e Informática. Oferece cursos gratuitos tanto sobre temas ligados à informática quanto sobre desenvolvimento pessoal, administração e negócios. Na área de informática há cursos sobre Windows 98, HTML e aplicativos do MSOffice. Para matricular-se em algum deles, basta preencher um formulário e fornecer o endereço de correio eletrônico para onde, quase imediatamente, é enviada uma mensagem confirmando a inscrição e fornecendo a senha.

Além dos cursos, o sítio oferece um fórum de discussão e, curiosamente, a oportunidade para você criar seu próprio curso para ser veiculado pelo sítio. Os cursos são simples, didáticos e práticos (fiz o básico de HTML em pouco mais de uma hora, mas admito que meu conhecimento do assunto ajudou). Alguns permitem avaliação, outros não. Nenhum deles é pago. Novos cursos estão previstos para breve (incluindo um de Corel Draw, que pretendo fazer)

Semana passada, o "Estude Grátis" já contava com quase 35 mil alunos inscritos, quase todos conseguidos na base da propaganda "boca a boca". O nível de sofisticação dos cursos não é alto, mas considerando que se trata de um sítio que oferece apenas cursos grátis, não há o que reclamar da qualidade.

O "Universidade Virtual" adota um enfoque diferente. Trata-se, digamos, do "braço on-line" da Faculdade Carioca. Oferece cursos em diversas áreas, da administração ao turismo e hotelaria, passando por comunicação, direito, educação, letras, saúde, meio ambiente além de, evidentemente, informática e telecomunicações. Nem todos estão implementados e poucos são gratuitos. Mas, só na área da informática, há seis gratuitos (incluindo Access e Word). E os que não o são, também não são caros (ainda na área de informática, os preços variam de R$ 15 - Construção de home page - até R$ 115). Todos os cursos, inclusive os grátis, oferecem suporte e fazem a avaliação do aluno ao final do curso através da nota da prova e da análise da participação (obrigatória) do aluno no grupo de discussão de cada curso. Inscrevi-me no curso de Access básico e pude perceber que a participação dos alunos no grupo de discussão é intensa. O sítio me transmitiu a impressão de coisa séria e de trabalho profissional. Visite-o no endereço <www.univir.com.br/>.

E, já que falamos em sítios, menciono mais três que nada têm a ver com educação mas que, por uma razão ou por outra, achei que valeria a pena citar.

O primeiro é o "FGTS Fácil", em <www.fgtsfacil.com.br/>. Nele, você mesmo pode controlar o saldo de suas contas do FGTS, sejam ativas ou inativas. Informando os depósitos, é possível consultar ou emitir extratos atualizados mensalmente para comparar com os emitidos pela Caixa. Melhor ainda: se você foi tungado pelo Governo com os expurgos dos planos econômicos, pode avaliar o tamanho do prejuízo e saber como proceder para recuperar a perda. Um serviço público da maior valia.

O segundo é o "Sem Papas na Língua", em <www.sempapasnalingua.com.br>, um sítio de um grupo de jovens que acredita em cidadania. A idéia é criar uma tribuna livre (porém responsável) para debater assuntos de interesse coletivo. Dê uma olhada nele, pois vale a pena (recomendo a seção "Não dá mais para agüentar").

Finalmente, o terceiro é o sítio da Electric Dreams, a empresa júnior da Universidade Iguaçu, a jovem equipe que desenvolveu e mantém minha página pessoal em <www.bpiropo.com.br>. O que ele tem de especial? Nada. Mas acaba de ser reformulado e ficou muito bonito. Visite-o, no endereço <www.electricdreams.com.br> e veja como a garotada é competente. E, enquanto estiver por lá, dê uma olhada na seção "Manual.Net" para matar parte de sua curiosidade sobre a Internet.

B. Piropo