Sítio do Piropo

B. Piropo

< Trilha Zero >
Volte de onde veio
29/05/2000

< Möbius e Portilho >


Antes eu escrevia sobre o Prêmio Möbius uma vez por ano, quando sua incansável organizadora Tamara Egler me honrava com o convite para participar do Júri da etapa brasileira. Ultimamente tenho sido obrigado a voltar ao assunto logo após a realização da premiação internacional, à qual concorrem apenas os trabalhos selecionados nas etapas locais. E trata-se de uma obrigação prazerosa, já que pela segunda vez consecutiva um trabalho selecionado na etapa brasileira (que desta vez reuniu também representantes da América Latina) ganha a premiação máxima, o Prêmio Especial do Júri do Prix Möbius International.

Desta vez o galardão coube a Lúcia Guanaes, cujo trabalho "Au coeur de Bahia", um CD-ROM sobre a revitalização do centro histórico de Salvador desenvolvido para o atelier parisiense Tout Pour Plaire, foi escolhido no último dia 6 pelo júri internacional reunido em Paris. Para saber mais sobre a etapa internacional visite <http://mobius.univ-paris8.fr>. E veja uma amostra do trabalho vencedor em <http://www.toutpourplaire.com>, um sítio muito bem concebido – como convém ao vencedor de um prêmio multimídia.

Inicialmente concorriam ao Prix Möbius apenas trabalhos em CD-ROM. Mas com a explosão da Internet e a possibilidade crescente de usar recursos multimídia em suas páginas, passaram a ser aceitas também inscrições de sítios. Pois bem: o mesmo júri da etapa brasileira que ano passado selecionou o CD-ROM "Au coeur de Bahia" concedeu uma menção honrosa ao sítio "A Charge On Line" do mestre Mariano. E como membro daquele júri vos digo: a premiação ficou apenas na menção honrosa porque o júri internacional, ao qual seriam apresentados os ganhadores, teria grande dificuldade para entender e apreciar charges de interesse basicamente local. Porém, comprovando que o júri estava mesmo inspirado, o sítio do Mariano acaba de juntar à sua coleção mais dois prêmios IBEST: o da Academia e o do Júri Popular. Se quer saber por que, vá até <http://www.chargeonline.com.br/> e descubra vendo as charges do Chico, Angeli, Aroeira, Ique e mais de 30 chargistas dos principais jornais do país e inéditos.

No mais: quase todo usuário de computador já ouviu falar de um "cara da Ilha do Governador que sabe tudo de monitor". Não fossem notícias e artigos que saem por aí (inclusive aqui no caderninho, onde mestre C@T escreveu uma coluna inteira sobre ele em 19 de dezembro de 94), poderia parecer que tudo não passa de mais uma dessas lendas sobre seres de outro mundo. Pois bem, apresento aqui meu testemunho e dou fé: o homem existe mesmo e chama-se Portilho. Só é considerado do outro mundo porquê é difícil alguém deste conhecer tanto sobre monitores. E habita uma oficina muito bem equipada operada por ele e por uma equipe não menos conhecedora de seu ofício.

O problema é que o Portilho padece de três males: má localização, falta de divulgação e concorrência desleal daqueles que ele mesmo classifica de "Predadores" e "Atravessadores" (consulte as seções "Apresentação" e "Advertências" de seu sítio, em <http://www.videomonitor.com.br/> e veja como funciona esta "banda podre" do mercado de manutenção de micros). E está enfrentando dificuldades.

Ora, se a oficina do Portilho for à garra, não perde apenas ele: perde o mercado, que fica sem um técnico de altíssimo gabarito. Portanto, cumpro aqui a minha parte sugerindo que você faça pelo menos uma visita ao sítio. Onde, além do indispensável "Mapa da Mina" ensinando como chegar à oficina, você encontrará uma tabela padrão de cobrança de serviços que lhe dará a certeza de não ser explorado, já que o preço jamais ultrapassará o da tabela. Incidentalmente: se você precisa do Portilho e não pode acessar a Internet por falta de monitor, ligue. O telefone da oficina é (21) 467-7963.

Porém, antes que se alevantem aleivosias e no melhor estilo "honi soit qui mal y pense": saibam todos os que estas lerem que este vosso criado esteve com o Portilho apenas três ou quatro vezes, sempre na oficina e na qualidade de cliente (satisfeito, como se vê). Todos os serviços a mim prestados foram cobrados (e pagos, ça va sans dire) rigorosamente dentro da tabela. E vos asseguro que ainda que este comentário ajude a aumentar o movimento na oficina do Portilho, nada ganharei com isso.

Pensando bem: minto. Ganharei, sim. Ganharei a certeza de dispor de gente competente que cobrará um preço justo caso eu venha a precisar de assistência técnica para meus monitores.

B. Piropo