Já me aconteceu mais de uma vez e, se ainda não aconteceu com você um dia acontecerá, pois acontece vez por outra com todos os destemidos internautas que exploram sítios nunca dantes navegados ou voltam a alguns já conhecidos mas não visitados com frequência: digitar o URL do sítio na caixa de endereços, receber de volta a célebre mensagem "404" ou alguma outra que indica que o sítio não pode ser acessado e ficar em dúvida se o problema se deve efetivamente ao fato do referido sítio estar realmente fora do ar ou se a causa está em sua conexão ou em algum problema de seu provedor. Em suma: é só comigo ou com todo mundo?
Sim, porque o fato da Internet informar que tal ou qual endereço está inacessível, por vezes usando um texto em inglês e redigido em uma linguagem tão hermética que nem mesmo os mais versados no idioma conseguem deslindar, nem sempre significa que o sítio efetivamente está fora do ar. Os caminhos virtuais que ligam sua máquina ao servidor que hospeda o sítio, além de tortuosos, são mutáveis e, algumas vezes, um dos troncos utilizados para fechar a conexão está congestionado devido ao grande número de usuários simultâneos - o que nada tem a ver com o sítio, que pode estar no ar. Outras vezes é o servidor que hospeda o sítio que está recebendo um número de visitantes muito acima do habitual e não consegue lidar com todos. Outras ainda o problema pode estar no seu provedor que, por alguma razão, não consegue se conectar com o sítio alvo. E, talvez, o problema esteja na configuração de sua própria máquina ou de seu sistema de proteção, que bloqueou indevidamente aquele sítio.
Então, como saber se o que está impedindo a conexão de sua máquina com o sítio que você deseja visitar tem a ver apenas com você e sua máquina ou se o sítio está efetivamente fora do ar e o problema afeta todo mundo? Bem, até recentemente eu não fazia a menor ideia de como descobrir. Na verdade, não há muito tempo, fiquei seriamente encalacrado por não conseguir fechar uma conexão justamente com o Google, que já há algum tempo passou a se constituir em gênero de primeira necessidade para quem frequenta a Internet. E fiquei sem saber se o problema estava do meu lado ou do lado do Google.
Mas, depois que eu descobri o Host-tracker, as coisas mudaram. Vamos ver como funciona.
Se você tem certeza que sua conexão com a Internet está ativa, acabou de tentar uma conexão e, em vez de ver se abrir a página principal do sítio desejado na janela de seu navegador, recebeu uma daquelas esdrúxulas mensagens informando alguma coisa que você não sabe exatamente o que significa e deseja saber se o problema é só com você ou é geral, simplesmente entre com o endereço < www.downforeveryoneorjustme.com/ > na caixa de endereços. Você verá então se abrir a janela mostrada na parte de cima da figura com o endereço google.com na caixa de entrada de dados (provando que a dependência do Google não é só minha). Entre ali com o endereço do sítio desejado e clique no atalho ("link") "or just me?" no final da linha. Se o sítio estiver no ar, você receberá de volta a mensagem mostrada na parte de baixo da figura informando que o sítio está no ar e o problema é só com você, oferecendo-se logo abaixo para testar um novo endereço. Se, ao contrário, o problema é realmente com o sítio, receberá uma tela semelhante, porém informando "It's not just you. [URL_do_sítio] looks down from here" ("Não é só com você; o [URL_do_sítio] parece fora do ar daqui também". E pode tomar as providências de acordo.
Não parece que mais simples é impossível? Pois não é. O Host-tracker, entidade que oferece o serviço, conseguiu o milagre de simplificar ainda mais, reduzindo o comprimento do URL do serviço. Para usar, basta entrar com o URL "isup.me". E, se quiser "pular" a primeira tela, entre na caixa de endereços com este URL seguido daquele do sítio desejado, separados com uma barra invertida. Assim: < isup.me/bpiropo.com >. Experimente...
Figura 1