Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques > |
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19/02/2009
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< Criando atalhos para mensagens > |
Antes da coluna de hoje cabe comentar minha afirmação, baseada nas estatísticas do W3Schools, que o Firefox acabara de alcançar a liderança do mercado de navegadores. Que mereceu uma mensagem de mestre Renato Ferraz com comentários bastante pertinentes. Ocorre que, como lembrou Renato, por mais confiáveis que sejam, as estatísticas do W3Schools abrangem um universo bastante peculiar “de gente inteirada em tecnologia e que entende, inclusive, de linguagem de programação”. E, por via de consequência, ainda segundo Renato, “entre esse público o uso de browsers alternativos deve ser bem maior”. Para corroborar sua afirmação Renato sugere uma consulta ao sítio “Market Share”, em < http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=0 >, onde estatísticas obtidas em um universo bem mais amplo mostram que o Internet Explorer ainda ocupa a liderança inconteste do mercado de navegadores, do qual abocanha uma fatia de cerca de 67%, com o Firefox em segundo lugar, com cerca de 22%, seguido do Safari, com 8%. Portanto fica aqui a menção ao comentário do Renato. Que, por mais pertinente que seja, não invalida a constatação de que o Firefox, que já abarca mais de um quinto do mercado, tornou-se um contendor de peso nesta liça. Isto posto, voltemos ao MS Outlook. Que, lembrando a coluna anterior, segundo o “Fingerprints” (no Market Share não encontrei estatísticas referentes a uso de gerenciadores de correio eletrônico) ocupa a liderança do mercado seja qual for o navegador utilizado. Então presumamos que você, como eu, faça parte do contingente que recorre ao MS Outlook para gerenciar suas mensagens. E vamos ainda supor que, por gosto ou obrigação, envie mensagens regularmente aos mesmos destinatários (ou ao mesmo grupo de destinatários). Nestas circunstâncias o procedimento convencional seria abrir a seção “Email”, clicar em “Novo” e preencher todos os campos do formulário, inclusive o de destinatários (“Para...”). O que não mata ninguém de cansaço, naturalmente. Mas quando a lista de destinatários é relativamente longa e não muda, aquela mesma tarefa repetida vezes sem conta acaba virando um tormento. Que tal criar um atalho em algum lugar – digamos, na própria Área de Trabalho, sempre ao alcance de um clique de mause – que, ao ser acionado, esteja ou não o Outlook aberto, abra uma janela de formulário para a mensagem, já com o campo “Para...” preenchido com o nome de todos os destinatários? Dependendo da frequência com que se envia a mensagem e do tamanho da lista de destinatários, pode poupar um bocado de tempo. Então vamos nessa. Arraste com o botão direito para um ponto “vazio” da Área de Trabalho o ícone do MS Outlook (qualquer um, até mesmo o da barra “Iniciar Rapidamente”) e, ao soltá-lo, escolha a entrada “Criar atalhos aqui”. Isto feito, clique novamente com o botão direito no atalho recém criado e acione a entrada “Propriedades” de seu menu de contexto. Repare, na aba “Atalho”, no conteúdo da caixa “Destino”. Deve ser algo parecido com: "C:\Program Files\Microsoft Office\Office12\OUTLOOK.EXE" /recycle Com cuidado para não alterar o restante da linha de comando, substitua o parâmetro /recycle por /c ipm.note /m "destinatário1; destinatário2;...” onde destinatário1; etc. são os endereços de correio eletrônico de cada destinatário. A caixa “Destino” ficará parecida com: "C:\Program Files\Microsoft Office\Office12\OUTLOOK.EXE" /c ipm.note /m "[email protected]; [email protected]; [email protected]" Tudo isto na mesma linha, lembrando que tanto a especificação completa do Outlook (nome e via de diretório) quanto a lista de endereços de destinatários deverão estar entre aspas, cada endereço deverá ser separado do seguinte por um ponto-e-vírgula e deve haver um espaço antes de cada barra “/” e depois de cada parâmetro (repare na figura). Pronto: abra seu atalho, preencha a linha de assunto e o corpo da mensagem e clique em enviar. Simples, não?
B. Piropo |