Sítio do Piropo

B. Piropo

Jornal o Estado de Minas:
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10/04/2008

< Inserindo autotexto no Word 2007 >


Dia desses um colega, usuário recente do MS Office 2007, me dizia que volta e meia se sente perdido na nova interface dos programas e acaba apelando para a versão 2003 quando precisa recorrer a certas funções avançadas que sabe encontrar na velha interface mas não consegue achar na nova. Tem muita gente que compartilha da mesma sensação e o assunto não mereceria tanta consideração se a conversa tivesse se desenrolado em cenário diferente e com outro tipo de usuário. Mas estávamos na sala dos professores de uma faculdade de informática onde ambos lecionamos. E se um usuário calejado como aquele encontra este tipo de problema, o que não há de ocorrer com os menos experientes?

Bem, por paradoxal que possa parecer, o grau de dificuldade encontrado pelos usuários menos experientes é menor. Pois a nova interface do Office 2007 é bastante mais intuitiva que a das versões anteriores e tem a vantagem de ser sensível ao contexto, ou seja, oferece ao usuário apenas as funções aplicáveis na ocasião, ocultando as desnecessárias. E é justamente isso que afeta os usuários mais experientes, acostumados a recorrer à estrutura de menus.

Por exemplo: uma das queixas do colega tinha a ver com o fato de ele não encontrar, nem com reza braba, as entradas de “autotexto” (trechos de texto formatado reutilizável que se pode armazenar para facilitar a edição de novos documentos) com as quais se dava tão bem na versão 2003 do Word. E, como elas não estão à mostra na faixa de opções “Início”, que aparece durante a maior parte do tempo em que usamos o programa, parecem escondidas.

Realmente estão, mas nem tanto. E nem é tão difícil descobri-las. Pense um pouco: se você tivesse acesso a suas entradas de autotexto, o que faria com elas? Provavelmente iria inseri-las no documento. Pois então clique na guia “Inserir” para exibir as opções de inserção.

Ah, agora as coisas mudaram (veja figura). Como o programa “sabe” que você quer inserir alguma coisa, ele mostra um vasto conjunto de coisas a serem inseridas. Que vão desde “Equação” e “Símbolo” na extremidade direita até “Folha de Rosto” na esquerda (clique nela para abrir a “galeria” correspondente e veja que o programa lhe oferece algumas bastante interessantes, sem contar as que podem ser obtidas gratuitamente no sítio da MS, em < http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=folha+de+rosto&av=TPL000 >).

Viu? Está tudo ali. Menos o maldito “autotexto”...

Onde a MS o teria escondido? Bem, neste ponto é preciso recorrer a alguma perspicácia. Justamente o que faltou ao cara da MS que escolheu o nome “Partes rápidas” (tradução literal da expressão em inglês “quick parts” que, no idioma original e no mesmo contexto, até faz algum sentido mas que em português não dá a menor pista do que se trata) para a galeria que, entre outras coisas, contém nossas tão estimadas entradas de autotexto. Lá está ela, entre “Caixa de texto” e “Word Art”.

Achou? Agora é só clicar ali para abrir a galeria de entradas fornecidas pelo programa, escolher a desejada, clicar nela e seguir adiante lépido e fagueiro.

Acontece que as entradas que mais interessam são as nossas, aqueles que usamos com maior freqüência e desejamos manter sempre à disposição. E elas não estão lá.

Bem, se não estão é porque lá nós não as pusemos. Mas nada nos impede de pô-las. Ponhamo-las, pois (sim, soa esquisito, mas fazer o que...).

Para incluir uma entrada na galeria das “Partes Rápidas” basta digitá-la na janela de edição, selecioná-la, clicar na aba “Inserir”, no ícone “Partes Rápidas” e na entrada “Salvar Seleção na Galeria de Partes Rápidas” na base do menu que então se abre. Se você quiser que ela mantenha a formatação, faça com que seja um parágrafo completo e inclua na seleção a marca de fim de parágrafo (para exibi-la, acione “Ctrl+Shift+8”). É simples assim...

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Figura 1 - Clique para ampliar

 

B. Piropo