Jornal o Estado de Minas:
< Coluna Técnicas & Truques > |
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29/06/2006
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< Cartões de Visita > |
Você já deve ter recebido mensagens com “cartões de visita eletrônicos” (ou VCards) anexados. No Outlook Express a indicação de que há um VCard anexado à mensagem aparece sob a forma de um ícone situado na extremidade direita de sua barra título com o formato de uma destas fichas de cartolina usada em fichários tipo “rolodex”. Um clique neste ícone abre uma janela que permite importar os dados do VCard para o programa gerenciador de cartões de visita eletrônico, em geral o próprio Caderno de Endereços de Windows usado pelo Outlook Express. Porém cartões de visitas eletrônicos não são exclusivos do Catálogo de Endereços do Outlook Express. Pelo contrário: são padronizados e podem ser usados por diversos programas. Por exemplo: se você usa uma agenda de bolso da linha Palm e a mantêm sincronizada com o programa “Palm Desktop” em seu computador (o que garante a preservação dos dados mesmo que sua agenda seja danificada ou extraviada), pode fazer com que ele seja o gerenciador padrão de VCards. Assim, caso você receba um desses cartões anexados a uma mensagem de correio eletrônico, ao abri-lo seus dados serão importados diretamente para o programa “Palm Desktop”, de onde podem ser transferidos para a agenda eletrônica. Evidentemente você pode criar seu próprio cartão de visita eletrônico e anexá-lo a todas (ou apenas a algumas) de suas mensagens de correio eletrônico. Vejamos como fazê-lo no Outlook Express. Primeiro você precisa criar uma entrada no Catálogo de Endereços de Windows com os dados que deseja incluir no VCard. Para isto abra o Outlook Express e acione “Ferramentas >> Catálogo de endereços” (ou recorra ao atalho “Shift+Ctrl+B”). No Catálogo de Endereços, acione “Arquivo >> Novo contato” (ou recorra ao atalho “Ctrl+N”) para abrir a janela “Propriedades de” com diversas abas. Entre nelas com os dados que deseja incluir no seu VCard. Na caixa “Endereços de email” da aba “Nome” entre com seu endereço de correio eletrônico correspondente à conta cujas mensagens deseja anexar os cartões, o único dado obrigatório além do nome. Mas tudo o que você incluir nas abas da janela “Propriedades de” será incorporado a seu VCard. Criada a entrada no Catálogo de Endereços é preciso transformá-la em um VCard. Para isto, ainda no Catálogo de Endereços, clique no nome para selecionar a entrada recém criada e acione “Arquivo >> Exportar >> Cartão de visita (VCard)”. Isso fará se abrir a janela “Exportar [seunome] como cartão de visita (VCard)” (onde [seunome] é o nome usado por você para criar a entrada) que oferece a possibilidade de escolher um local para gravar o cartão. Qualquer pasta serve, inclusive a “Área de Trabalho”, mas em geral escolhe-se a pasta “Meus documentos”. O cartão de visita será gravado sob a forma de um arquivo denominado “[seunome].Vcf”. Pronto, seu cartão está criado. Agora resta decidir se deseja que ele seja anexado a todas ou apenas a algumas mensagens. Para anexá-lo a todas, volte ao Outlook Express e acione “Ferramentas >> Opções”, passe para a aba “Redação”, marque a caixa “Email” do grupo “Cartões de visita” junto à base da janela, na caixa de dados seguinte escolha o cartão de visita a ser incluído (e se desejar alterar algum dado do VCard escolhido, clique no botão “Editar”) e saia clicando em OK. Daí em diante todo destinatário de uma mensagem sua poderá importar os dados do seu VCard para o Caderno de Endereços dele (ou para qualquer outro gerenciador de VCards) simplesmente clicando no ícone do VCard. Mas se você incluiu no VCard muitos dados pessoais, pode não ser conveniente anexar cartões a todas as mensagens. Neste caso, deixe desmarcada a caixa “Email” citada no parágrafo anterior. Para anexar o cartão de visita a uma mensagem, basta acionar “Inserir >> Meu cartão de visita” do menu do próprio editor de mensagens enquanto ela esta sendo criada. Isto permite anexar VCards apenas às mensagens que você desejar.
B. Piropo |