< Windows >
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14/06/2004
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< Ordenando parágrafos ou tabelas > |
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P: Anoto em um documento Word (XP) o meu desempenho na natação: Data / Distância / Tempo / Pontos de Cooper. Acontece, que pra fazer uma anotação, como o documento está “de cima pra baixo”, tenho que ir ao fim do documento pra anotar o mais recente desempenho. Pergunto ao meu genial ex-estagiário: há algum meio de fazer com que o documento do Word cresça do mais antigo evento para o mais recente?
R: Parodiando mestre Caetano, a razão que leva meu genial ex-chefe, experiente engenheiro e exímio nadador, a usar um editor de texto e não uma planilha para anotar seus feitos, somente a alguns a que tal graça se consente é dado entendê-la. Mas quem sou eu, mero estagiário, a questionar tais mistérios. A mim, como estagiário disciplinado e irrepreensível que fui, cabe-me apenas tentar cumprir a missão que me foi dada e humildemente torcer para que a solução seja satisfatória como na aurora da minha vida, que os anos (sessenta) não trazem mais. Então vamos nessa. Considerando que o documento em questão será de grande interesse histórico tão logo seu autor conquiste o laurel de campeão olímpico de natação da classe sênior, a primeira providência é fazer uma cópia de segurança do referido documento. Isto feito, temos duas hipóteses. Caso meu preclaro ex-chefe use uma tabela para registrar seus feitos, ele deve mover o cursor do mouse para a linha que encima a coluna na qual anota a data (no caso, a primeira), procurar o ponto no qual o cursor se transforma em uma pequena seta negra apontando para baixo e clicar com o botão esquerdo. Isto seleciona toda a coluna (uma forma alternativa que exige menos destreza com o mouse é mover o cursor de edição para o interior de qualquer célula da coluna e acionar: menu “Tabela” / “Selecionar” / “Coluna”). Com a coluna selecionada, é preciso acionar a opção “Classificar” do menu “Tabela” para abrir a janela “Classificar”. Ela deve abrir-se com as primeiras opções “Classificar por” preenchida com “Coluna 1” e o “Tipo” preenchido com “Data” (o Word é capaz de reconhecer o formato se todas as datas forem formatadas coerentemente; se não forem, basta editar manualmente as que não forem coerentes que o Word as reconhecerá em uma nova tentativa). Em frente a estas opções, do lado direito, há dois botões de rádio: “Crescente” (marcado por padrão) e “Decrescente”. Como se quer classificar a tabela fazendo com que as datas contidas na primeira coluna sejam exibidas em ordem decrescente, deve-se marcar este último botão. As demais entradas devem ficar como estão (exceto o botão de rádio “Sem linha de cabeçalho”, que deve ser marcado caso a tabela não tenha uma linha de cabeçalho – pois, evidentemente, ela não deve ser ordenada). Isto feito, basta clicar OK que todas as linhas da tabela serão automaticamente ordenadas obedecendo a ordem decrescente das datas exibidas na primeira coluna. Daí em diante, cada vez que for necessário acrescentar uma linha à tabela, basta clicar com o botão direito sobre a linha que contém os últimos resultados anotados, acionar a opção “Inserir linha” e incluir os novos dados. Na segunda hipótese, a do meu esclarecido ex-chefe não usar uma tabela, o problema pode ser resolvido de dois modos. O primeiro: selecione todas as linhas de dados, acione a opção “Converter” do menu “Tabela” e escolha a entrada “Texto em tabela”, entrando com os demais dados quando solicitado. Isso converterá todo o texto em uma tabela, que poderá então ser classificada como acima descrito. Mas se meu talentoso ex-chefe preferir manter seus dados fora de uma tabela, ainda assim este humilde ex-estagiário tem uma possível solução para o problema: selecione todas as linhas de dados e acione a mesma opção “Classificar” do menu “Tabela”. Abre-se uma janela quase idêntica à anteriormente descrita, porém com a entrada “Classificar por” preenchida com “Campo 1” (em vez de “Coluna 1”). Daí para a frente, o procedimento é o mesmo. E, para incluir novos dados acima da primeira linha da nova relação, basta mover o cursor de edição para o início desta primeira linha e teclar ENTER. Esperando ter cumprido a missão com desempenho no mínimo igual ao dos tempos de antanho, o ex-estagiário se despede com votos de elevada estima e atenta consideração;
atenciosamente,
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