Sítio do Piropo

B. Piropo

< Windows >
Volte
09/04/2001

< Por que o ScanDisk e o >
< Defrag são interrompidos? >


P: Não consigo usar o Scandisk nem o Defrag. Quando tento, aparece várias vezes uma mensagem dizendo que o ScanDisk foi reiniciado e não dá em nada. Quanto ao Defrag, ele fica horas entre 0% e 1% e nunca termina. Gostaria de saber o que fazer para usa-los, só consegui usar o Defrag uma única vez e o ScanDisk apenas quando o computador é desligado incorretamente.

Airton de Azevedo Raposo

R: O ScanDisk é um programa que efetua uma varredura completa do disco rígido em busca de problemas tanto lógicos (integridade de arquivos e diretórios) quanto físicos (danos na superfície magnética). O Defrag é um “desfragmentador” de arquivos, ou seja, ele procura arquivos gravados em clusters (grupos de setores) não contíguos e os regrava de modo a que não haja solução de continuidade (o que acelera o acesso, evitando que a cabeça magnética fique saltando de um lado para outro enquanto lê o arquivo). Portanto, tanto um quanto o outro exigem acesso contínuo e exclusivo ao disco. Se outro programa efetuar um acesso enquanto eles estão rodando, sua ação é imediatamente interrompida para evitar acessos simultâneos que poderiam corromper os arquivos. O problema é que há diversos programas “residentes” que são carregados durante a inicialização de Windows e que permanecem o tempo todo rodando “em segundo plano” mesmo quando aparentemente não se está executando programa algum. E muitos deles executam acessos periódicos ao disco rígido, o que força a interrupção do funcionamento do Defrag ou do ScanDisk (é por isso que o ScanDisk roda sem problemas ao ser executado automaticamente após o computador haver sido desligado incorretamente: ele é invocado antes que os programas residentes sejam carregados). Em suma: para que o Defrag e o ScanDisk terminem sua faina é preciso que nenhum outro programa esteja rodando ao mesmo tempo. Portanto, antes de invocá-los, saia dos programas que eventualmente esteja usando e não esqueça de descarregar também aqueles cujos ícones aparecem à direita da barra de tarefas (em geral isso é possível clicando com o botão direito sobre seus ícones e acionando a opção devida no menu que então se abre). Se isso não for suficiente (ou seja, se não cessarem as interrupções do funcionamento do ScanDisk ou Defrag), acione a combinação Ctrl+Alt+Del para mostrar a lista de tarefas em execução e interrompa todas as que não forem essenciais ao funcionamento do micro (coisa que, infelizmente, você apenas irá descobrir por tentativa e erro).

PS: uma forma mais segura de obter o mesmo resultado é executar o Scandisk após reinicializar a máquina em modo MS-DOS (para quem usa Windows 98, já que Windows ME ou 2000 não admitem o modo MS-DOS) e rodar o Defrag no modo de segurança. Em ambos os casos os programas são executados muito mais rapidamente. Agradeço a dica ao leitor Eduardo Nunes de Lima.

B. Piropo