P:
Uso Windows 98 e a barra que ficava no lado direito da tela com
os ícones do Word, Excel, PowerPoint, Acess e outros sumiu
e não consigo resgatá-la. Como proceder para tê-la
de volta ?
R: Aquela
barra chama-se barra de atalhos do Office. Primeiro veja se ela
não está escondida em algum ponto de sua área
de trabalho: mova a ponta do cursor do mouse até os quatro
lados da tela (lado, não canto) e deixe-o lá por alguns
segundos. Talvez ela apareça como por encanto. Não
se trata de milagre: a barra de atalhos do Office é móvel
(pode aninhar-se ao longo de qualquer dos lados da área de
trabalho) e pode ser configurada para desaparecer quando não
está sendo usada (através de um ajuste chamado "auto-ocultar").
O que acabei de lhe sugerir serve para verificar se ela não
foi involuntariamente movida para um lado diferente do original
ou ajustada para auto-ocultar-se: ao estacionar o ponteiro sobre
a nova posição você forçará seu
aparecimento. Se isto não acontecer, é porque a barra
não foi carregada. Neste caso, a primeira providência
é verificar se seu arquivo executável não foi
removido acidentalmente do HD. Procure por ele (chama-se Msoffice.Exe
e provavelmente será encontrado no diretório "C:\Arquivos
de Programas\Microsoft Office\Office\" ). Se o encontrar, execute
um clique duplo do mouse sobre seu ícone para carregá-lo
e verifique se a barra de atalhos aparece (o que pode acontecer
em qualquer dos lados da tela, já que ela é móvel;
se ela de fato aparecer, experimente: mova o cursor para um ponto
"vazio" da barra e arraste-a para qualquer lado da tela,
inclusive os de cima e de baixo). Se a barra aparecer e estiver
funcionando normalmente, tudo o que você tem que fazer para
que ela seja automaticamente carregada cada vez que seu computador
for inicializado é criar um atalho do arquivo Msoffice.Exe
na pasta "Iniciar" da entrada "Programas" do
menu Iniciar. (05/04/99)