Sítio do Piropo

B. Piropo

< MS Ofice >
Volte
20/12/2004

< Protegendo planilhas >


P: Nos arquivos Word (.doc) eu consigo criar senha para impedir que o arquivo seja aberto por pessoas não autorizadas. Eu não sei como fazer isso com arquivos do Excel (.xls). É possível?

Osvaldo Wilson  

R: No Excel é possível isso e muito mais. Para fazer apenas o que você deseja (proteger com senha um arquivo de pasta de trabalho, com todas as suas planilhas, para que não seja aberto ou alterado por terceiros) abra o arquivo, acione a entrada “Salvar como” do menu “Arquivo”, clique no menu “Ferramentas” (na extremidade direita da barra de ferramentas da janela “Salvar como”) e acione a entrada “Opções gerais”. Se você quiser que o arquivo somente seja aberto mediante senha, entre com a senha na caixa “Senha de proteção” (se desejar que a senha seja criptografada, clique em “Avançada” e escolha o tipo de criptografia), mas se não se importa que o arquivo seja aberto por terceiros e apenas não quer que ele seja alterado, entre com a senha na caixa “Senha de gravação” e saia clicando em OK. Mas Excel permite ainda outros tipos de proteção por senha, a maior parte delas reunida na opção “Proteger” do menu “Ferramentas”. Para proteger elementos de uma pasta de trabalho contra alterações, acione a entrada acima e clique em “Proteger pasta de trabalho” para abrir a janela correspondente. Para impedir que novas planilhas sejam inseridas e que as existentes sejam movidas, excluídas, ocultas, reexibidas ou renomeadas, marque a caixa “Estrutura” e para fazer com que as janelas apareçam no mesmo local e com o mesmo tamanho sempre que a pasta de trabalho for aberta, marque a entrada “Janelas”, entrando a seguir com uma senha na caixa correspondente. Para proteger elementos de uma planilha para que os usuários não possam efetuar determinados procedimentos (como formatar, inserir ou excluir células, linhas ou colunas, classificar a planilha, usar AutoFiltros e relatórios de tabela dinâmica, editar objetos ou cenários, selecionar células bloqueadas e desbloqueadas), no submenu da entrada “Proteger” do menu “Ferramentas” escolha a entrada “Proteger planilha”, na janela que então se abre marque os procedimentos que deseja permitir e entre com uma senha na caixa correspondente. Como você vê, a flexibilidade de Excel no que toca à proteção de arquivos e planilhas é extremamente flexível. Agora: porque a inclusão de senhas em arquivos fica oculta em uma entrada denominada “Opções gerais” do menu “Ferramentas” da janela “Salvar como” é algo que somente os gênios da Microsoft em sua infinita sabedoria poderão explicar.

B.Piropo