< MS Ofice >
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18/10/2004
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Contando valores em um > |
P: Aí vai uma pergunta sobre uma formula que eu já quebrei a cabeça mas não consegui resolver. Tenho uma amostra de números, por exemplo: 10, 30, 35, 40, 50, 80 e quero contar valores do intervalo 30<=x<=50 ou seja, valores que estão entre 30 e 50. A resposta no exemplo deveria ser 4, mas eu não consigo fazer esta formula usando a função (CONT.SE). Na função (SOMASE condicionada) eu consegui, agora eu quero fazer a função CONT.SE para tirar uma media daquele intervalo pois eu não tenho uma formula de media condicionada. "Vagner" R: Creio que há uma forma mais fácil que usar a função CONT.SE. Vou presumir que sua amostra de números ocupem células (sucessivas ou não) de uma mesma linha ou coluna. Para facilitar o entendimento, suponhamos que estejam todos na coluna D (se estiverem em uma linha o procedimento é rigorosamente o mesmo, trocando coluna por linha). Você vai precisar usar a coluna seguinte, portanto se por acaso ela contiver dados, crie uma nova à direita de D. Para isto, clique com o botão direito do mouse sobre a letra “E” que encima a coluna E e escolha a opção “Inserir” (sua antiga coluna E assumirá a letra “F” e aparecerá uma nova coluna E em branco à direita da coluna D). Nesta nova coluna, em frente a cada célula da coluna D em que houver um número de sua amostra, use a seguinte fórmula: “=SE(E((D2>=30);(D2<=50));1;0)” (assim mesmo, porém sem aspas). Isto feito, você verá que em frente a cada célula de sua amostra em que houver um número contido no intervalo desejado aparecerá um número 1, enquanto em frente às células em que houver um número fora do intervalo aparecerá 0 (“zero”). Para saber o número de ocorrências de valores contidos no intervalo selecionado basta efetuar o somatório do trecho da coluna E situado frente à sua amostra de números. Isso pode ser feito na própria coluna E ou em qualquer outra célula da planilha. Ou até mesmo na própria fórmula que calcula sua média. Incidentalmente: se você achar que os valores “1” e “0” da sua nova coluna E enfeiam sua planilha, oculte a coluna. Para isso, basta mover o ponteiro do mouse para a linha que separa as letras “E” e “F” da linha de títulos das colunas e. quando o ponteiro do mouse assumir o formato de uma dupla seta apontando para ambos os lados, arrastar a linha de separação das colunas E e F para “dentro” da coluna D. A coluna E desaparecerá com todo o seu conteúdo. Para fazê-la reaparecer, selecione simultaneamente as colunas D e F (que agora são vizinhas) clicando sobre a letra que encima cada uma delas enquanto mantém premida a tecla Ctrl, clique com o botão direito sobre qualquer ponto da área selecionada, acione a entrada “largura da coluna” e entre com qualquer valor diferente de zero. Bom proveito. B.Piropo
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