Sítio do Piropo

B. Piropo

< MS Ofice >
Volte
23/04/2001

< Para que servem as >
< “abas” da planilha?
>


P: Quando se abre uma planilha Excel, na base aparecem três abras: “Plan1”, “Plan2” e “Plan3”. Estas abas só servem para continuar a planilha 1?

José Santos

R: Não, José, servem para muito mais que isso. O Excel adota o conceito de “planilha tridimensional”, ou seja, um ambiente de trabalho formado por diversas planilhas que se combinam e entrelaçam. A idéia básica é simples: cada uma daquelas abas (três é o número padrão, mas muitas outras podem ser inseridas) corresponde a uma planilha independente, mas qualquer célula de qualquer planilha pode referenciar células de uma ou mais das demais planilhas. O conjunto de todas as planilhas que integram um mesmo arquivo chama-se “Pasta de trabalho”. Embora simples, o conceito de tridimensionalidade é poderosíssimo. Um exemplo: imagine que você tenha que controlar mensalmente o desempenho de diversos vendedores, todos eles vendendo a mesma lista de produtos. Imagine ainda que você criou uma planilha para controlar um vendedor: abaixo de um cabeçalho com o nome e dados pessoais do vendedor, você terá linhas ou colunas com o código de cada produto, número de itens vendidos, custos unitários e totais, etc. Ora, muito provavelmente você poderá usar a mesma estrutura de planilha para controlar o desempenho dos demais vendedores, com os mesmos dados ocupando as células nas mesmas posições. Pois bem: não somente Excel traz recursos que lhe permitem propagar esta mesma estrutura por todo um grupo de planilhas da mesma pasta de trabalho como também permite criar uma planilha que faça referência às células homólogas (que ocupam a mesma posição) de todas as demais planilhas, um recurso denominado “referência 3D”. Com elas pode-se criar fórmulas que usam muitas das funções de Excel (soma, média, máximo, mínimo, desvio padrão e variância, entre outras) usando como operandos dados distribuídos por diferentes planilhas. No caso, você pode usar as referências 3D para conhecer, por exemplo, o total de cada produto vendido por cada membro da equipe, um valor que será automaticamente atualizado na medida em que as planilhas de cada vendedor forem modificadas. Pense um pouco sobre o conceito que logo você descobrirá como suas possibilidades são realmente extraordinárias.

B. Piropo