P: Placa de vídeo e monitor
podem ser incompatíveis? A placa pode melhorar a qualidade
do monitor?
R: Placa e monitor trabalham em conjunto.
Podem, sim, ser incompatíveis: o monitor precisa suportar
as freqüências (horizontal e vertical) geradas pela placa.
Mas a placa não influi na "qualidade" do monitor.
Quando não são compatíveis, simplesmente não
funcionam juntos. Quando são, a placa é responsável
pelas características da imagem (resolução
e número de cores) enquanto o monitor é responsável
pela qualidade da imagem.
P: Possuo um monitor Videocompo com
dot pitch 0.28mm e uma placa de vídeo com 1 Mb de memória.
Se eu trocar a placa de vídeo por uma com 2 Mb, a minha resolução
vai melhorar? Será preciso trocar de monitor?
R: Em princípio, aumentando
a memória de vídeo você poderá aumentar
a resolução e/ou o número de cores mostradas
simultaneamente na tela. Uma tela exibida em um monitor é
composta por um conjunto de pontos individuais, ou pixels, cada
um de uma cor. Estes pontos se dispõem na tela sob a forma
de um conjunto de linhas horizontais. A "resolução"
é o total de pontos, em geral expressa em termos do produto
do número de pontos de uma linha horizontal pelo total
de linhas da tela. Por exemplo: a resolução padrão
da tela VGA é 307.200 pontos distribuídos em 480
linhas de 640 pontos cada e costuma ser expressa pelo produto "640x480".
Hoje em dia são comuns as telas Super VGA (SVGA) com
resoluções
de 800x600, 1024x768 e 1280x1024 pontos. Cada ponto, ou pixel,
pode assumir uma cor dentre um certo total de cores que podem
ser exibidas
simultaneamente. Os números de cores usuais são 16,
256, 64K e 16M. Quando se usa tela de 16 cores, para armazenar
as
16 cores possíveis de cada ponto bastam 4 bits, ou 1/2 byte.
Então, para saber quanta memória é necessária
para armazenar uma tela VGA em 16 cores basta multiplicar o número
de pontos pelo número de bytes necessários para
armazenar a cor de cada ponto, no caso 640 x 480 x 1/2, cujo
resultado é
153.600 bytes, ou 150K (cada K vale 1024 bytes). Para exprimir
uma dentre 256 cores são necessários oito bits (um
byte) por pixel, para 64K cores são necessários
16 bits (2 bytes) por pixel e para 16 milhões de cores
(16M) são
necessários 24 bits (3 bytes) por pixel. Estes dados permitem
calcular a memória necessária para telas de qualquer
resolução e qualquer número de cores. Por
exemplo: para uma tela SVGA com resolução de 1024x768
pontos e 64K cores são necessários 1024 x 768
x 2 bytes, ou seja 1,5Mb (portanto, uma placa de 2Mb de memória é
adequada). Já "dot pitch" é o nome técnico
que se dá ao diâmetro de cada um destes pontos e
por estranho que pareça, nada tem a ver com a resolução,
mas sim com a nitidez (foco) da imagem. E não basta saber
o dot pitch para saber se um dado monitor é compatível
com uma certa placa de vídeo. É preciso conhecer
as freqüências horizontal e vertical com que a
imagem é
projetada na tela, dado que você não forneceu. Mas
em princípio, se seu monitor é do tipo multifrequencial
(ou multisynch), provavelmente é compatível com
sua nova placa de vídeo.
B.
Piropo