Sítio do Piropo

B. Piropo

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01/10/2001

< Para que tanta cor? >


P: Entrei em Painel de Controle, Propriedades de Vídeo/Configurações e fui surpreendido pelas opções de cores: 256 cores, High Color (16 bits) e True Color (32 bits). Não entendi a diferença entre essas opções. Adotei a opção de "High Color (16 bits) que, aparentemente, atende às nossas necessidades. Mas a dúvida perdura. Assim gostaria  que esclarecessem a diferença entre essas opções de cores.

Roberto Rocha

R: Um computador trata as imagens como se fossem conjuntos de pontos (denominados “pixels”, de “picture cells”, ou células de figura). Cada pixel é identificado por duas características: posição e cor. A posição é determinada pela linha e coluna em que está situado. O número máximo de linhas e colunas na tela determina a “resolução” do vídeo que, nas máquinas modernas, varia desde 640 colunas por 480 linhas (padrão VGA) até 1.600 colunas por 1.200 linhas (passando por diversas resoluções intermediárias, das quais as mais comuns são 800 x 600 e 1.024 x 780, conhecidas por SVGA). O outro parâmetro é o número máximo de cores que um ponto pode assumir e varia desde dezesseis até pouco mais de dezesseis milhões de cores (16.777.216, para ser exato). Quanto maior a resolução, mais definida é a imagem (as curvas ficam mais suaves, sem “quebras”). E quanto maior o número de cores, mais natural. Portanto, o ideal seria exibir sempre imagens com a maior resolução e o maior número de cores possíveis. O problema é que para exibir uma tela é necessário que a memória de vídeo contenha informações (posição e cor) sobre todos os seus pontos, e a quantidade de memória necessária cresce tanto com a resolução quanto com o número de cores. Para armazenar uma dentre dezesseis cores possíveis, bastam quatro bits (meio byte). Mas para armazenar uma dentre dezesseis milhões de possibilidades, são necessários 24 bits (três bytes). As placas de vídeo modernas podem exibir 256 cores (usando 8 bits por ponto), 65.526 cores (conhecido por High Color-16 bits, usando 16 bits por ponto) ou 16.777.216 cores (conhecido por True Color-24 ou 32 bits, usando 24 ou 32 bits por ponto, dependendo da placa de vídeo). Para calcular a memória necessária para armazenar uma tela basta determinar o total de pontos que ela contém (multiplicando o número de linhas pelo de colunas) e multiplicar esse total pelo número de bytes necessários para armazenar a cor de um ponto. Portanto, para guardar uma tela VGA simples em 16 cores, bastam pouco mais de 156 Kb (640 x 480 x 0,5 = 153.600 bytes). Já para armazenar uma tela de 1.600 x 1.200 pontos em True Color-32 bits são necessários quase 8Mb de memória de vídeo (1.600 x 1.200 x 4 = 7.680.000 bytes). Se sua placa de vídeo tem menos memória do que isso, você vai ter que apelar para uma solução de compromisso, reduzindo ou o número de cores ou a resolução. Por exemplo: com a resolução de 800 x 600, a preferida para os monitores de 14”, e trabalhando com High Color-16bits, armazena-se uma tela em menos de 1Mb (800 x 600 x 2 = 960.000 bytes). Em resumo: para obter a imagem de melhor qualidade, escolha a resolução de tela que mais lhe agrada e depois use o maior número de cores que sua placa de vídeo permitir para a resolução escolhida.

B. Piropo