Sítio do Piropo

B. Piropo

< Comunicações >
Volte
27/09/2004

< Gerenciando contas de >
<
outros provedores
>


P: Tenho instalado uma banda larga Virtua e conexão com o Centroin. Preciso acessar outros provedores com os quais mantenho caixa de correspondência. Solicito sua ajuda para esclarecer como acessar os ditos cujos sem utilizar o acesso discado.

Suely Mauad  

R: Presumo que com “acessar” você esteja se referindo a consultar e atualizar suas contas de correio eletrônico nos demais provedores, já que para visitar suas páginas (outra acepção possível para “acessar”), depois de estabelecida a conexão com a Internet via Centroin, basta digitar o URL do provedor na barra de endereços do Interne Explorer (algo como “www.seuprovedor.com.br”). Presumindo então que sua intenção seja atualizar suas contas de correio eletrônico e que você usa um programa para gerenciar seu correio eletrônico, basta criar nele as “contas” correspondentes aos demais provedores. Vamos exemplificar com o Outlook Express, o programa de correio eletrônico mais popular. O processo de criação de novas contas é relativamente simples, mas você precisará de alguns dados fornecidos pelos respectivos provedores (que não são difíceis de obter; em geral os provedores colocam esses dados à disposição em uma das seções de seus sítios mas se você não os encontrar lá, um telefonema para o suporte resolverá). Para criar uma conta de correio eletrônico, comece acionando a entrada “Contas” do menu “Ferramentas” do Outlook Express para abrir a janela “Contas na Internet”. Passe para a aba “Email”, clique no botão “Adicionar” e escolha a entrada “Email”. O Assistente para conexão com a Internet irá se abrir e solicitar alguns dados para a criação da conta. Basta seguir as instruções e fornecer os dados, sempre clicando no botão “Avançar” para passar para a janela seguinte. A maioria dos dados são auto-explicativos (nome, endereço de correio eletrônico, senha de acesso à conta e coisas que tais). Em um certo ponto serão solicitados o tipo de servidor de emails do provedor (muito provavelmente POP3) e os nomes dos servidores de entrada e de saída, dados que você precisa obter junto ao provedor. Crie uma nova conta para cada provedor. Depois, acione a entrada “Enviar e receber” do menu “Ferramentas” do OE e veja que todas as contas recém criadas aparecerão no sub-menu. Para enviar e receber mensagens de cada uma delas, basta acionar a entrada “Enviar e receber” do menu “Ferramentas” e clicar sobre o nome da conta desejada. Se isso não funcionar, provavelmente faltarão alguns dados que, depois da conta criada, poderão ser inseridos abrindo a janela “Contas na Internet”, selecionando a conta com um clique sobre seu nome (que agora aparece na lista de contas) seguido de outro no botão “Propriedades”. Todos os dados da conta aparecerão em um conjunto de abas (geralmente, quando a conexão é recusada, basta marcar a caixa “Meu servidor requer autenticação” da aba “Servidores”, mas de qualquer forma, verifique junto ao suporte do provedor). Boa sorte.

B.Piropo