< Comunicações >
|
||
12/08/2002
|
<
Confirmando
leitura > |
|
P: É possível saber se a mensagem que enviei foi aberta pelo destinatário? Dennis Clark R: Quando você envia uma mensagem de correio eletrônico, em geral há dois servidores envolvidos na ação. Um deles é o servidor SMTP (de Simple Mail Transfer Protocol), que fica no seu provedor de internet. Sua função é “resolver” o endereço do destinatário da mensagem (ou seja: determinar se existe mesmo alguém com aquele endereço de correio eletrônico) e encaminhá-la para o servidor correspondente. O segundo, o servidor POP (de Post Office Protocol), fica no provedor do destinatário. Sua função é receber a mensagem enviada pelo servidor SMTP e armazená-la até que o destinatário faça uma conexão e solicite a transferência das mensagens a ele destinadas para seu computador. Para ser informado quando sua mensagem for recebida, o procedimento é relativamente simples: quando estiver redigindo a mensagem (ou resposta), antes de encaminhá-la clicando no ícone “Enviar”, abra o menu “Ferramentas” (não o do programa de correio eletrônico, mas de seu editor de mensagens, ou seja, não o do Outlook Express, mas da janela “Nova mensagem” ou “Re:...”) e acione a opção “Solicitar confirmação de leitura”. Quando o destinatário receber sua mensagem, uma confirmação será enviada automaticamente para você. Se você deseja que esse seja o procedimento padrão para todas as mensagens enviadas, acione o menu “Ferramentas” de seu programa navegador (agora sim, o do Outlook Express), clique na entrada “Opções”, passe para a aba “Confirmações” e marque a caixa “Solicitar confirmação de leitura para todas as mensagens enviadas”. Mas note que o destinatário pode inibir o envio da confirmação. Para isso basta que, na mesma aba “Confirmações” acima mencionada, ele marque o botão “Nunca enviar confirmação de leitura” no grupo “Retornando confirmações de leitura”. B. Piropo |