P: Compartilho meu PC. Nele há pastas que não gostaria que fossem vistas por terceiros. Como usar o recurso de contas, onde cada usuário só pode acessar sua conta mediante senha?
Luis Antônio Joubert – Belo Horizonte/MG
R: Você não disse, mas presumo que use uma das últimas versões do Windows, XP ou Vista. Em qualquer caso o procedimento é similar. Abra o Painel de Controle, procure o objeto que permite gerenciar contas de usuário (é fácil de encontrar...) e clique no atalho “Adicionar e remover contas de usuário” (talvez seja necessário entrar com a senha ou autorização do administrador). Na nova janela, clique em “Criar uma nova conta”. Entre com o nome da conta (que aparecerá na tela de boas vindas ao ligar o micro), escolha entre “Usuário Padrão” ou “Administrador” (no Vista ou Windows 7, sugiro o primeiro; no XP, fica a seu critério, mas lembre que o Administrador tem poderes muito mais amplos que o usuário comum) e clique no botão “Criar conta”. Criada a conta, clique nela para abrir a janela que permite fazer alterações, clique em “Criar uma senha” e peça ao usuário a quem a conta pertencerá para escolher e confirmar sua senha. Se quiser, altere a imagem que representa o usuário clicando no ícone correspondente. E não se esqueça de criar uma senha também para a sua conta.