< MS Word >
|
|||
15/11/2007
|
< Senha em arquivos Word > |
|
P: Como faço pra inserir uma senha no Word? Quando salvo meus arquivos tenho certa restrição. São arquivos pessoais. R: A proteção de arquivos Word é feita individualmente no momento em que são gravados em disco. O Word permite diversos tipos de proteção, mas pelo teor de sua mensagem, penso que a que lhe interessa é aquela que impede que o arquivo seja aberto e lido exceto por quem conheça a senha. Neste caso, edite o arquivo como de costume e, no momento de gravá-lo em disco, acione a opção “Salvar como” do menu “Arquivo” (no Word 2007, “Botão Office”). Na janela “Salvar como”, clique no menu “Ferramentas” e em “Opções de Segurança” (no Word 2007: “Opções Gerais”) e, na nova janela que então se abre, entre com a senha desejada na caixa “Senha de proteção” (cuidado! logo abaixo há uma segunda caixa, “Senha de gravação”, que impede que o arquivo seja alterado mas permite que seja lido; para impedir a leitura, use a primeira) e clique no botão “Proteger”. Confirme a senha e, depois de salvo, o arquivo somente poderá ser aberto e lido por quem conhecer a senha, que será solicitada antes da abertura. B. Piropo |