P: Como posso fazer um texto em PDF? Grato.
Oswald Akinci – Belo Horizonte / MG
R: Há diversos programas de terceiros que são capazes de editar um texto e salvá-lo no formato PDF. Outros, convertem textos gerados pelos editores de texto mais populares em arquivos no formato PDF. Se você fizer uma busca no Google com a expressão "criar pdf" receberá um enorme número de retornos, alguns deles levando a programas, muitos deles gratuitos, que resolvem seu problema. Porém, se porventura você é usuário de uma das versões recentes do pacote de aplicativos Office da MS (a partir do Office 2007), pode fazê-lo usando o próprio Word. Para isto basta criar o arquivo desejado no Word e, ao terminar, abrir o menu (Guia) "Arquivo", no painel esquerdo clicar na entrada "Salvar e Enviar" e, no painel direito correspondente clicar em "Criar documento PDF/XPS", o que fará aparecer à direita da janela o botão de mesmo nome que permitirá alterar os ajustes de otimização e escolher o nome e local onde seu documento PDF será gravado. Bom proveito.