P: Quando foram instaladas as atualizações do Windows, o meu IE passou da versão 8 para a 9. Estava tudo OK até que, há alguns dias, o IE9 começou a travar. O programa fica tentando reabrir a página (aba), acusando o erro e dizendo que vai fechar... uma espécie de looping. Então preferi desinstalar a atualização para o IE9 e voltar a usar o IE8, mas continuou travando com a mesma mensagem. Numa última tentativa, selecionei executar o IE (8) com os complementos desabilitados e funcionou normalmente! Suponho que o problema são os complementos. Procurei a opção "Gerenciar Complementos", mas não faço ideia de qual (ou quais) podem estar dando problema, quais são importantes e quais posso (ou devo) excluir.
Marcelo Alvim Guedes – Brasília / DF
R: Bem, levando em conta que um suplemento trava seu navegador, não vem ao caso se é ou não importante. É preciso desabilitá-lo. E como, por sua descrição, o problema surge rapidamente, não será difícil (embora seja trabalhoso) identificar o responsável. Pelo visto você sabe como abrir a janela de gerenciamento de complementos (clicando no pequeno ícone “Ferramentas” na extremidade direita da moldura superior e, no menu “Ferramentas”, acionando a entrada “Gerenciar complementos”). Então abra-a, veja se o botão “Mostrar” exibe “Complementos carregados”, clique sobre cada um deles e os desabilite todos, menos um. Navegue um pouco. Se tudo correr bem, repita o procedimento desabilitando outro. Faça isto sucessivamente, se necessário passando para o próximo “Tipo de complemento” (painel esquerdo) até que seu sistema trave. O responsável, naturalmente, é o complemento então habilitado. Desabilite-o permanentemente e daí em diante navegue sem percalços (se quiser, voltando ao IE9)..