Sítio do Piropo

B. Piropo

< Opinião >
Volte
1301/197

Profissão de fé

 

Este sítio foi montado graças à colaboração de meu provedor de acesso à internet, a Centralcard Connection, a quem agradeço aqui de público, e à profunda amizade - que muito me orgulha - do Marcelo Viana, o jovem Webmaster da Central Card.

Durante muito tempo, inclusive e principalmente enquanto este sítio esteve aqui em caráter experimental, matutei sobre a "cara" que eu deveria dar à minha página pessoal. E depois de perder horas sem conta procurando por informações na internet, acabei por concluir que o melhor que poderia fazer com ele seria prestar um serviço aos meus leitores e a todos os demais incautos que, perdidos nos descaminhos da rede, vierem a dar nestas plagas, colocando à sua disposição as coisas que andei escrevendo sobre informática nestes últimos anos e outras informações que lhes podem vir a ser úteis. Uma iniciativa que iria ao encontro de meu maior anseio nos tempos em que eu mesmo, principiante cheio de dúvidas e ávido de informações, ou não as encontrava ou encontrava embrulhadas em uma linguagem tão complicada que, algumas vezes, depois de obtê-las, ficava ainda mais confuso que antes.

Na verdade isto nada mais é que dar continuidade ao que já venho fazendo. Pois a razão que me levou a aceitar o convite para escrever sobre informática da Cora Rónai, editora do Informática Etc. do jornal O Globo, foi justamente prestar informações em linguagem simples, direta e bem humorada, a quem delas precisasse. E é a mesma que me leva agora a montar minha página pessoal da forma como vocês a encontraram: exatamente de acordo com minha concepção e entendimento do que é a rede e para que ela serve. E para mim, bicho voraz de conhecimento, a internet é essencialmente uma inesgotável fonte de informação. O resto é firula.

Portanto, não espere encontrar nestas páginas luzes piscantes, imagens semoventes, frenéticos vídeo clipes, figuras multicoloridas, músicas, sons, barulhos e frescuras que tais. Aqui não há lugar para elas. Além de minha foto que, a pedidos, enfeia a página principal, no máximo você encontrará discretas figuras enfeitando o fundo das páginas para quebrar a monotonia do negro sobre cinza e, aqui e ali, um ou outro botão colorido. Pois este sítio foi montado para lhe fornecer informação com o mínimo de pirotecnia. Informação que estará sempre ao alcance de seus olhos, distante no máximo dois ou três cliques de mouse. E, sobretudo, sem precisar recorrer a plug-ins.

Navegar nestas águas é muito simples. Além desta, (por enquanto) há cinco seções: Dicas, Perfil, Escritos, Respostas e Correio.

Em Opinião, onde você está agora, você encontra isso mesmo: minha opinião sobre um assunto qualquer. Preferivelmente, mas não necessariamente, ligado à informática. Será uma espécie de "Coluna do Piropo" com tema inteiramente livre e que não será publicada em lugar algum senão aqui. Será periodicamente renovada, mas sem periodicidade fixa para não transformar um prazer em obrigação. Em princípio, nenhum texto permanecerá mais de um mês nem menos de uma semana na página. Porém os textos anteriores estarão sempre à disposição para download no formato .Doc empregado pelo Word for Windows da Microsoft, possivelmente comprimidos.

Em Dicas você encontrará uma informação que tem por objetivo tornar mais simples, fácil e, sobretudo, aprazível, sua vida de micreiro. Algo que lhe ajudará a usar um programa, configurar sua máquina, domesticar seu sistema operacional, facilitar sua vida. As dicas não serão obrigatoriamente inéditas, evidentemente. E serão renovadas, espero, com maior regularidade que a Opinião. Procurarei, dentro do possível, fazê-lo semanalmente. Também aqui as dicas antigas permanecerão à disposição para download, sempre no formato .Doc.

Em Perfil você encontrará um resumo de meu curriculum vitae. Nada de especial: apenas a lista cronológica do pouco que fiz na vida. É a parte mais insípida e desprovida de humor deste sítio e lá está apenas para atender a pedidos recebidos na fase experimental que a Página do B. Piropo esteve à disposição dos amigos.

Os Escritos serão, penso eu, o ponto de maior interesse do sítio. Ali estará acumulada a soma de meus escritos, todas as bobagens que já andei espalhando pelo mundo desde que me meti a escrever sobre informática. Não apenas no caderno Informática Etc. do jornal O Globo como também nas revistas Ele e Ela e Mulher de Hoje, ambas da Editora Bloch, onde mantive colunas sobre informática de 1992 a 1993 e de 1992 a 1996, respectivamente, além de contribuições eventuais a outros órgãos da imprensa. Nesta página haverá vínculos que permitirão ler diretamente aquilo que eu tiver publicado no mês corrente (colunas ou artigos), seja no Globo seja em qualquer outra publicação. Ao final do mês os documentos serão comprimidos e postos à disposição para download. Em Escritos eu procurarei armazenar tudo o que já publiquei desde que comecei a escrever sobre informática e tentarei, na medida do possível, manter a página permanentemente atualizada.

Em Respostas você encontrará uma seleção das respostas às perguntas (que eu considerar de interesse geral) que recebo dos leitores relatando problemas com máquinas ou programas. A renovação não será regular, por razões evidentes. E, ao citar o milagre ocultarei o nome do santo, evitando mencionar os nomes dos leitores. As perguntas e respostas serão listadas em ordem cronológica e, quando a página começar a crescer demais, será reduzida até um tamanho razoável para não retardar demasiadamente a transferência para seu micro. O material cortado será comprimido e permanecerá à disposição para download.

O Correio, finalmente, oferecerá uma forma de comunicação direta comigo via correio eletrônico. Através da qual espero receber seus comentários, queixas, reclamações, querelas, sugestões, reivindicações, lamentos, lamúrias e queixumes sobre o conteúdo destas páginas.

E elogios também, que ninguém é de ferro...

B. Piropo