Sítio do Piropo

B. Piropo

O Globo
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09/03/1998

Micros com Griffe, mas Montados Sob Medida nas Lojas

Nos tempos da reserva de mercado não havia um meio legal de entrar com um computador no país e quem fosse apanhado com um micro "de marca" era criminoso. Como, por dispor de um mercado cativo, a indústria nacional se contentava em fabricar XT mesmo nos tempos do 386, o único jeito de ter um computador decente era recorrer ao contrabando e montá-lo a partir de placas avulsas. O que acabou por formar no país um mercado bastante peculiar, que não se contenta com micros "de prateleira" e exige máquinas feitas praticamente sob medida.

A Tropcom, que fabrica com exclusividade os micros da marca Blaster licenciada pela Creative Labs americana e conseguiu em pouco mais de um ano galgar a quarta posição no ranking nacional, percebeu isto e engendrou um meio de satisfazer as preferências do mercado, aliando o desejo de comprar uma máquina sob medida com a segurança de adquirir um micro "de marca". E na quarta-feira passada lançou a linha Blaster Business, baseada no conceito BTO ("Built To Order"), no qual o usuário pode configurar o computador a seu gosto, partindo de uma plataforma mínima e agregando os componentes de acordo com suas preferências ou necessidades. O modelo básico é o MMX 166, que custa menos de mil reais com monitor de quinze polegadas (mas sem disco rígido e placa de vídeo). Mas o usuário pode escolher processadores de até 233MHz - sempre da Intel, única CPU usada pelos micros Blaster.

Juntamente com o Blaster Business, a Tropcon lançou ainda o Blaster Pro, um micro topo de linha com CPU Pentium II para usuários que exigem máquinas de alto desempenho. Para manter os gabinetes horizontais exclusivos, característicos da marca Blaster, a Tropcon investiu mais de 70 mil reais pesquisando um meio de melhorar a ventilação interna para dissipar o calor gerado pela CPU Pentium II. Inicialmente foram lançados os modelos de 233 e 366 MHz, mas a Tropcon promete para breve o modelo de 300MHz. Em paralelo com os modelos Pro e Business, a Tropcom continua a fabricar o modelo Blaster básico, que já vendeu mais de cem mil unidades.

Com os lançamentos, a Tropcon pretende aumentar de 5% para 8% a participação da marca Blaster no mercado nacional, afirma seu Diretor Comercial Paulo Miguel Fernandes. Mas seus objetivos são ainda mais ambiciosos, já que com a compra da distribuidora americana Micro USA a Tropcom pretende expandir sua atuação para toda a América Latina, aumentando e internacionalizando a rede de franquias Net Box Internet Shop, que já conta com mais de 174 unidades franqueadas no Brasil - o que faz dela a maior rede de lojas de informática do país.

B. Piropo