Sítio do Piropo

B. Piropo

O Globo
Volte
17/03/1997

Os Bookmarks de B.Piropo

Quando preciso de informações técnicas, sempre recorro à internet e raramente sou mal sucedido. Como as busco para dividi-las com vocês, decidi pô-las diretamente a seu alcance. Mas, antes de prosseguir, uma advertência: todos os sítios listados aqui são em inglês que, graças à internet, tornou-se o esperanto da tecnologia. Isto posto, vamos iniciar nossa viagem explorando hoje apenas os sítios dedicados a hardware.

Começando pelo melhor de todos, longe e fácil: Tom's Hardware Guide, em [http://sysdoc.pair.com/]], um notável repositório de informações técnicas sobre hardware, voltado principalmente para discos rígidos, microprocessadores, placas-mãe e chipsets (Tom testa pessoalmente todos os componentes e mostra os resultados comparativos; se você quiser saber alguma informação sobre as novas CPUs da Intel, particularmente aquelas que a Intel não gosta de divulgar, procure aqui). O sítio é mantido por um médico alemão de 31 anos que vive na Inglaterra, nascido em uma terça-feira de carnaval, que se interessou por computadores aos dez anos, programava em assembly aos 14, desistiu da informática aos 16 e só voltou aos computadores para desenvolver pesquisas na área de fisiologia que exigiam processamento pesado. Hoje, mantém um dos melhores sítios sobre hardware da internet apenas "para ver se pode voltar à cena na área de informática", enquanto decide qual carreira realmente deve abraçar. Se escolher medicina será uma lástima. Afinal, de setembro do ano passado até agora seu sítio já recebeu mais de um milhão de visitantes.

No mesmo estilo, não tão profunda mas muito mais abrangente, você encontra a Derek's Computer Hodgepodge em [http://www.geocities.com/SiliconValley/4677/]. O sítio é mantido por Derek Meyer, um estudante da Universidade de Idaho, com o objetivo de fornecer informações sobre novas tecnologias. O interessante é que não acrescenta dado algum: sempre sintonizado com tudo de novo que está sendo incorporado aos nossos micros, ele simplesmente fornece links para sítios onde se pode encontrar informações técnicas atualizadas sobre o assunto, seja ele qual for. Hoje Derek aponta para coisas como os padrões ATX, USB e ADSL (Assymetric Digital Subscriber Line, um novo protocolo de alta velocidade para transmissão de dados), os drives Syquest e Jaz da Iomega, CDs regraváveis e a tecnologia AGP (Advanced Graphics Port, através da qual o subsistema gráfico acessa a memória diretamente, aumentando drasticamente o desempenho). Dentro da mesma ordem de idéias, Tomi Engdahl mantém sua PC Hardware Page, embora mais simples e muito menos seletiva, em [http://www.hut.fi/~then/electronics/pc.html]. A página do Tomi nada mais é que uma extensa e útil lista de links, grupados por assunto, que aborda praticamente todo o hardware do PC. Ainda no mesmo estilo, há que mencionar a Information Goldmine em [http://werple.net.au/~lions/guides.htm], uma interminável coleção de links mantida pelo provedor australiano Black Stump com informações técnicas não somente sobre hardware, mas sobre qualquer coisa relacionada com computadores ou internet.

Já se você deseja informações específicas, tente Hardware Docs, um conjunto de arquivos sobre hardware no repositório de arquivos do Dark Corner BBS, em [http://www.dc.ee/Files/Docs]. Não parece haver muito critério na seleção: há de tudo, desde especificações dos drives Seagate até um maneiríssimo dicionário de termos ligados a modems. Quando estiver desesperado atrás de uma informação técnica que não encontrou em lugar nenhum, vale a pena dar um pulo até lá.

Já se você está buscando informações sobre como resolver sem delongas um problema e não quer saber de muito blá-blá-blá, o caminho das pedras leva ao Tech Helper, em [http://www.techweb.com/helper/helper.htm]. Vá até lá, clique no tipo de hardware (tem de tudo) e entre com as palavras chave que descrevem o problema, que há uma boa chance de receber de volta as informações para resolvê-lo. É bom lembrar que o Tech helper funciona também para resolver problemas relativos a software.

E já que falamos nisso, mesmo situado um pouco fora do nosso objetivo principal, é impossível deixar de mencionar o PC Lube & Tune, um sítio magnífico mantido por Howard Gilbert da Universidade de Yale, em [http://pclt.cis.yale.edu/pclt/default.htm]. Não é específico sobre hardware, mas é tão didático, bem organizado e usa tão bem a tecnologia da internet para fornecer informações técnicas que não pode ser ignorado.

Na rede há ainda sítios com informações específicas sobre certos temas. Por exemplo: PC Connectors, em [http://wwwserv.caiw.nl/~hblom/pcpin.htm], traz apenas informações sobre pinagem de conectores usados em PCs (que também podem ser encontradas em The Hardware Book, [http://www.blackdown.org/~hwb/hwb.html]), enquanto Wim's BIOS Page, em [http://www.ping.be/bios/] e The BIOS Survival Guide, em [http://ftp.lemig.umontreal.ca/bios/bios_sg.htm], trazem tudo o que você queria saber sobre BIOS e não tinha a quem perguntar - inclusive para que serve aquele ajuste misterioso de que você jamais havia ouvido falar. A Universal Serial Bus Homepage, em [http://www.usb.org/], dedica-se apenas ao padrão USB, enquanto o padrão ATX é destrinchado na página ATX Motherboard Specification, em [http://www.intel.com/design/motherbd/atx.htm] e assim por diante. Sem falar, é claro, nos sítios dos fabricantes de hardware, que em geral podem ser encontrados em endereços do tipo http://www.fabricante.com (por exemplo: www.intel.com).

Estas são as principais fontes onde busco informações. Há outras, é claro, que não cabem aqui. E há ainda outras que aqui não estão porque delas não sei. Portanto, da próxima vez que tropeçar numa delas ao vagar pela rede, gaste uns poucos minutos mandando o endereço para este vosso criado em [[email protected]] para que ele possa divulgá-la. Assim, trocando informações, seremos úteis uns aos outros e, quem sabe, uma noite mereçamos a silenciosa prece de agradecimento de um micreiro aliviado cujas aflições foram curadas ao beber na fonte indicada por você.

B.Piropo