Sítio do Piropo B. Piropo |
< O Globo >
|
|
18/11/2002
|
< Outlook Express: restaurando o backup > |
Em uma nova instalação do Windows, o Outlook Express vem com pastas vazias de mensagens (exceto a mensagem de boas vindas da MS), catálogo de endereços igualmente vazio, sem contas de correio e notícias, lista de remetentes bloqueados ou regras para mensagens. Se você fez uma cópia de segurança conforme o artigo publicado em 11/11, todas essas informações podem ser restauradas seguindo os passos abaixo. Se sua cópia de segurança está em um CD, coloque-o no drive e tenha em mente que nas vias de diretório abaixo o designador “X:” corresponde a seu drive de CD. Se não, ele corresponde ao designador do drive que armazena a pasta “OE_bkp” que contém a cópia de segurança. Comece pelas contas. Abra seu novo OE e acione a entrada “Contas” do menu “Ferramentas”. Passe para a aba “E-mail” e clique em “Importar”. Navegue na janela “Importar conta da Internet” até que sua caixa “Examinar” exiba a via “X:\OE_bkp\Contas_Mail”. Selecione o primeiro dos arquivos de extensão Iaf e clique no botão “Abrir”. É o que basta para restaurar as informações da conta. Repita a ação para cada arquivo Iaf, se mais houver, para restaurar as demais contas. Se você usa contas de notícias, passe para a aba “Notícias” e restaure-as através de um procedimento análogo, recuperando as informações da pasta “X:\OE_bkp\Contas_News”. Em
seguida restaure o catálogo de endereços. Com o
OE fechado, localize um arquivo de extensão Wab (procure
por “*.wab”) no drive onde você acabou de instalar o OE.
Ao encontrá-lo (provavelmente em Agora,
as mensagens. Acione a entrada “Opções” do menu
“Ferramentas” do OE, passe para a aba “Manutenção”,
clique no botão “Pasta de armazenamento” e anote o local
onde a nova instalação do OE criou suas pastas vazias
(provavelmente Finalmente o ponto mais delicado por envolver a edição do Registro: a restauração da lista de remetentes bloqueados e regras. Ocorre que a nova instalação criou um novo “número de identidade” e a cópia de segurança das chaves do Registro contém o número da instalação original. Vamos ver como substitui-lo. Vá
até a pasta “X:\OE_bkp\Regras” e abra seu arquivo “RemetentesBloqueados.Reg”
no Bloco de Notas (atenção: NÃO execute um
duplo clique sobre o nome do arquivo que isso levará a
resultados desastrosos; abra o Bloco de Notas e carregue o arquivo
usando a entrada “Abrir” de seu menu “Arquivos”). Agora, selecione
o número de sua identidade antiga (o valor entre chaves
na segunda linha do arquivo, logo após a palavra “Identities”)
incluindo as chaves na seleção e copie-o para a
área de transferência acionando Ctrl+C. Ainda no
Bloco de Notas, acione a entrada “Substituir” do menu “Editar”,
clique no interior da caixa “Localizar” e cole nela o valor contido
na área de transferência acionando Ctrl+V. Deixe
o Bloco de Notas aberto e abra o Editor de Registro. Localize
a chave Parece complicado, mas é apenas trabalhoso. Muito menos, porém, que criar novos catálogos de endereços, contas, lista de remetentes bloqueados e regras. Isso sem falar nas mensagens, naturalmente... ...::::::::... PS: Nos artigos sobre criação e restauração de uma cópia de segurança dos componentes e configurações do OE sugeri a quem dispusesse de um gravador de CD que usasse esse meio para armazenar a cópia de segurança. Ocorre que o procedimento exige que alguns arquivos (os de extensão Dbx, que contêm as mensagens, e o de extensão Wab, do caderno de endereços) sejam copiados de volta para o disco rígido. Quem usou CD para armazenar a cópia de segurança poderá se deparar com situações em que, após a restauração, o Outlook Express se recusa a aceitar aqueles arquivos. Isso ocorre porque, como bem lembrou o leitor Márcio Bruno, arquivos gravados em CD-R têm o atributo “somente leitura” ajustado por padrão. E quando são copiados de volta para o disco rígido, esse atributo é mantido. Se você gravou sua cópia de segurança em CD, após copiar de volta os arquivos Wab e Dbx para o disco rígido durante o procedimento de restauração, abra o Windows Explorer, localize esses arquivos, clique com o botão direito sobre o ícone de cada um deles, acione a opção “Propriedades” e, na aba “Geral”, grupo “Atributos”, desmarque a caixa de dados “Somente leitura”. A partir de então o OE aceitará os arquivos sem reclamar. B. Piropo |