Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
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18/11/2002

< Outlook Express: restaurando o backup >


Em uma nova instalação do Windows, o Outlook Express vem com pastas vazias de mensagens (exceto a mensagem de boas vindas da MS), catálogo de endereços igualmente vazio, sem contas de correio e notícias, lista de remetentes bloqueados ou regras para mensagens. Se você fez uma cópia de segurança conforme o artigo publicado em 11/11, todas essas informações podem ser restauradas seguindo os passos abaixo.

Se sua cópia de segurança está em um CD, coloque-o no drive e tenha em mente que nas vias de diretório abaixo o designador “X:” corresponde a seu drive de CD. Se não, ele corresponde ao designador do drive que armazena a pasta “OE_bkp” que contém a cópia de segurança.

Comece pelas contas. Abra seu novo OE e acione a entrada “Contas” do menu “Ferramentas”. Passe para a aba “E-mail” e clique em “Importar”. Navegue na janela “Importar conta da Internet” até que sua caixa “Examinar” exiba a via “X:\OE_bkp\Contas_Mail”. Selecione o primeiro dos arquivos de extensão Iaf e clique no botão “Abrir”. É o que basta para restaurar as informações da conta. Repita a ação para cada arquivo Iaf, se mais houver, para restaurar as demais contas. Se você usa contas de notícias, passe para a aba “Notícias” e restaure-as através de um procedimento análogo, recuperando as informações da pasta “X:\OE_bkp\Contas_News”.

Em seguida restaure o catálogo de endereços. Com o OE fechado, localize um arquivo de extensão Wab (procure por “*.wab”) no drive onde você acabou de instalar o OE. Ao encontrá-lo (provavelmente em
“C:\Windows\Application Data\Microsoft\Address Book”),
renomeie-o para “Temp.Tmp” e copie para seu diretório o arquivo “Seu_nome.Wab” da pasta “X:\OE_bkp\Address”. Abra o OE e verifique: sua antiga lista de contatos deve reaparecer. Se positivo, remova o arquivo “Temp.Tmp”.

Agora, as mensagens. Acione a entrada “Opções” do menu “Ferramentas” do OE, passe para a aba “Manutenção”, clique no botão “Pasta de armazenamento” e anote o local onde a nova instalação do OE criou suas pastas vazias (provavelmente
“C:\Windows\Application Data\Microsoft\Outlook Express\Mail”).
Feche o OE, abra o Windows Explorer, navegue até a pasta imediatamente acima da pasta “Mail” (no exemplo, “Outlook Express”) e, dentro dela, crie a pasta “Mail2”. Agora, copie todo o conteúdo (arquivos de extensão Dbx) da pasta “X:\OE_bkp\Mail” para a recém criada pasta “Mail2”. Abra novamente o OE, acione a entrada “Opções” do menu “Ferramentas”, passe para a aba “Manutenção”, clique no botão “Pasta de armazenamento” e clique em “Alterar”. Na janela que então se abre, selecione a pasta “Mail2” (que deve estar junto à pasta “Mail”) e clique em OK para voltar à janela anterior. Saia dela clicando em OK. Aparecerá uma janela informando que “Parece já haver um armazenamento de mensagens do Outlook Express na pasta que você escolheu” e perguntando se você “Deseja alternar para usar outro armazenamento”. Responda clicando no botão “Sim”. Surgirá nova mensagem informando que a alteração só surtirá efeito após reinicializar o OE. Faça mais que isso: saia do programa e reinicialize Windows. Abra o OE e suas mensagens antigas deverão aparecer em suas devidas pastas. Se assim for, remova a pasta “Mail”, agora inútil.

Finalmente o ponto mais delicado por envolver a edição do Registro: a restauração da lista de remetentes bloqueados e regras. Ocorre que a nova instalação criou um novo “número de identidade” e a cópia de segurança das chaves do Registro contém o número da instalação original. Vamos ver como substitui-lo.

Vá até a pasta “X:\OE_bkp\Regras” e abra seu arquivo “RemetentesBloqueados.Reg” no Bloco de Notas (atenção: NÃO execute um duplo clique sobre o nome do arquivo que isso levará a resultados desastrosos; abra o Bloco de Notas e carregue o arquivo usando a entrada “Abrir” de seu menu “Arquivos”). Agora, selecione o número de sua identidade antiga (o valor entre chaves na segunda linha do arquivo, logo após a palavra “Identities”) incluindo as chaves na seleção e copie-o para a área de transferência acionando Ctrl+C. Ainda no Bloco de Notas, acione a entrada “Substituir” do menu “Editar”, clique no interior da caixa “Localizar” e cole nela o valor contido na área de transferência acionando Ctrl+V. Deixe o Bloco de Notas aberto e abra o Editor de Registro. Localize a chave
[HKEY_CURRENT_USER\Identities]
e, no seu painel direito, execute um clique duplo na entrada User ID (ou Default User ID). Isso fará se abrir a janela de edição com seu novo número de identidade entre chaves já selecionado. Digite Ctr+C para copiá-lo na área de transferência e feche a janela com “Cancel”. Volte para o Bloco de Notas e cole o valor na caixa “Substituir por” clicando nela e acionando Ctrl+V. Isto feito, clique no botão “Substituir tudo”. Isto fará com que todas as ocorrências do velho número da identidade sejam substituídas pelo novo. Use a entrada “Salvar como” do Bloco de Notas para gravar o arquivo modificado na pasta “C:\Windows\temp” e saia do Bloco de Notas. Agora, com a nova identidade inserida no arquivo .Reg, você pode alterar o Registro. Para isso, basta executar um duplo clique no ícone do arquivo “RemetentesBloqueados.Reg” da pasta “C:\Windows\Temp” e confirmar que você efetivamente deseja importar aqueles dados para seu Registro. Isso restaura a lista de remetentes bloqueados. Para restaurar as regras para mensagens, repita o procedimento com o arquivo “RegrasDeMensagens.Reg” da pasta “X:\OE_bkp\Regras”: usando o Bloco de Notas, substitua o número antigo de identidade pelo novo, salve o arquivo modificado na pasta “C:\Windows\temp” e execute-o para importar as regras para o novo Registro.

Parece complicado, mas é apenas trabalhoso. Muito menos, porém, que criar novos catálogos de endereços, contas, lista de remetentes bloqueados e regras. Isso sem falar nas mensagens, naturalmente...

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PS: Nos artigos sobre criação e restauração de uma cópia de segurança dos componentes e configurações do OE sugeri a quem dispusesse de um gravador de CD que usasse esse meio para armazenar a cópia de segurança. Ocorre que o procedimento exige que alguns arquivos (os de extensão Dbx, que contêm as mensagens, e o de extensão Wab, do caderno de endereços) sejam copiados de volta para o disco rígido. Quem usou CD para armazenar a cópia de segurança poderá se deparar com situações em que, após a restauração, o Outlook Express se recusa a aceitar aqueles arquivos. Isso ocorre porque, como bem lembrou o leitor Márcio Bruno, arquivos gravados em CD-R têm o atributo “somente leitura” ajustado por padrão. E quando são copiados de volta para o disco rígido, esse atributo é mantido. Se você gravou sua cópia de segurança em CD, após copiar de volta os arquivos Wab e Dbx para o disco rígido durante o procedimento de restauração, abra o Windows Explorer, localize esses arquivos, clique com o botão direito sobre o ícone de cada um deles, acione a opção “Propriedades” e, na aba “Geral”, grupo “Atributos”, desmarque a caixa de dados “Somente leitura”. A partir de então o OE aceitará os arquivos sem reclamar.

B. Piropo