O Globo
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25/01/1999
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Superman dá uma forcinha para o Lotus/Domino |
Depois de quase dez anos escrevendo sobre informática e freqüentando todo tipo de feira, congresso e eventos variados, neste setor pouca coisa ainda deveria me surpreender. Mas admito que a Lotusphere 99 conseguiu. Porque mesmo sabendo da popularidade desfrutada pelo Lotus Notes eu decididamente não esperava deparar com um evento de onze mil participantes, duzentos e cinqüenta expositores, coordenado por uma equipe de setecentas pessoas e coberto por trezentos jornalistas. Que, não obstante tudo isso, transcorreu de domingo à quinta-feira da semana passada em Orlando, Flórida, em pleno coração do Disney World, sem qualquer percalço e exibindo uma organização impecável. Na Lotusphere 99 a palavra de ordem foi R5. Aparecia em toda a parte, desde o material entregue aos participantes até os press-releases distribuídos à imprensa. Nos cartazes, nas placas, na decoração das salas de palestras, para onde se olhasse, lá estava o mote. R5 é a abreviação de "Release 5", a novíssima versão do carro chefe da Lotus, a dupla Notes/Domino. Que foi apresentada no evento ainda no estágio beta. Mas uma versão beta bastante avançada, já que o lançamento aqui nos EUA está programado para fevereiro vindouro e a versão em português será liberada no Brasil uma quinzena depois. Com o R5 a dupla Notes/Domino ganhou um novo membro, o Domino Designer. Em conjunto, formam um software de comunicações e trabalho em equipe que talvez não seja a maior pedra no sapato da Microsoft, mas que deve incomodar como o diabo... O produto é uma brutal evolução do velho e conhecido cc:Mail da Lotus, se não o mais antigo certamente o mais tradicional programa de trabalho em grupo do mercado. Que foi agregando funções, virou Notes, passou a ser um poderoso gerenciador de informações e que, há poucos anos, quando a Lotus pressentiu a enorme influência que a Internet exerceria nas corporações, foi subdividido em Domino, um formidável servidor de dados harmoniosamente integrado à Internet com uma inigualável capacidade de gerenciar e garimpar informações, e em seu programa cliente, o Notes, a interface com o usuário. Pois bem: neste Release 5, para confirmar que sua fé na Internet não arrefeceu, a Lotus agregou à dupla um terceiro componente, o Domino Designer, um utilitário para o desenvolvimento e administração de sítios corporativos na Internet capaz de explorar os recursos de linguagens como Java, ActiveX e HTML e com um módulo de conectividade, o Domino Enterprise Connection Services (DECS), capaz de acessar uma impressionante relação de bancos de dados. Um produto concebido para criar e administrar sítios corporativos voltados para o comércio eletrônico na Internet. O garoto propaganda escolhido pela Lotus para divulgar o R5 foi ninguém menos que o Superman. A campanha de lançamento, intitulada Super.Human.Software (desenvolvida, evidentemente, após acordo com a Warner, dona dos direitos da marca), procurou passar para o público a idéia de que o trio de produtos R5 permitirá ao usuário comum perfazer tarefas até então somente realizáveis por um Super Homem. Segundo a Lotus, a sinergia entre o Superman e seus produtos é altamente positiva porque as pessoas de todas as idades associam o Superman não apenas a seus superpoderes mas, sobretudo, a ideais elevados. Para eles o Superman é o grande defensor do bem. Em nenhum momento a campanha sugere quem encarnaria o legendário vilão Dr. Silvana, mas entre os participantes especulava-se que também usaria óculos. Uma recauchutagem e tanto... Quem já viu o Notes e é apresentado ao R5 não pode deixar de aplaudir a alteração mais evidente: a interface não somente está de cara nova como também, indiscutivelmente, a nova cara é bonita. Uma surpresa e tanto para quem conheceu aqueles horríveis quadradinhos do velho Notes, um negócio tão feio que o pessoal da Lotus envolvido na demonstração do R5 recebeu a recomendação de esquecer e, sempre que possível, esconder do público (mas que, por incrível que pareça, deixa alguns usuários antigos felicíssimos ao saber que ainda pode continuar sendo usada opcionalmente na nova versão; tudo bem, dá para entender: anos depois dos editores de texto de tela gráfica dominarem o mercado ainda se encontrava maníacos digitando os malditos Control+K+V do Wordstar). A nova interface do Notes usa e abusa de "frames", aceita elementos gráficos como fundo e é altamente configurável. O módulo de agenda/calendário fornecido por padrão é tão bonito que dá vontade de pendurar na parede. Mas as mudanças não foram apenas cosméticas. Segundo a Lotus, o número de novas funções e aperfeiçoamentos introduzidos no programa foi tão grande que não deu para mostrar todos nem mesmo em um evento com dezenas de palestras e apresentações e que se estendeu por quatro dias inteiros. Mas, a julgar pela quantidade de vezes que Jeff Papows, presidente e CEO da Lotus, foi interrompido com aplausos durante a abertura do evento ao exibir algumas das novidades e, sobretudo, pelo entusiasmo com que a audiência formada por milhares de usuários experimentados do Notes aplaudia, os progressos foram impressionantes. Assim como impressionante foi a melhoria de desempenho. Tanto que havia um salão com dezenas de micros rodando a nova versão à disposição dos participantes exclusivamente para demonstrar a performance do R5. Em suma: a nova versão agrega avanços tão evidentes que a Lotus conta com ela para aumentar de 34 milhões para 50 milhões sua base de usuários em todo o mundo. Usuários que, no Brasil, saltaram de 600 mil em 97 para 1,3 milhão em 98 e que a Lotus espera que cheguem a 2,1 milhão em 99. Uma previsão que não parece exagerada mesmo diante das dificuldades econômicas que o país enfrenta já que, segundo o brasileiro Marcio Mattos, Vice Presidente para a América Latina da Lotus Corporation, o crescimento da Lotus no Brasil foi de 87% em 98, quando ela ainda não contava com o R5. Uma das forças do evento foram os expositores. Em sua maioria, parceiros da Lotus exibindo programas e soluções baseadas na dupla Domino / Notes. Dentre eles a brasileira Gaia Informática, uma empresa com pouco mais de dez anos especializada em projetos de compartilhamento e gestão de informações estratégicas que recentemente estabeleceu-se também nos EUA. A Gaia trabalha principalmente com a plataforma Notes/Domino. Na Lotusphere 99 expunha o System 9000, um sistema de gerenciamento ISO 9000 e controle eletrônico de documentos. No Brasil presta serviços de treinamento, desenvolvimento de aplicativos, suporte técnico e consultoria em sistemas baseados na plataforma Notes/Domino. Nos EUA procura desenvolver sobretudo soluções voltadas para o comércio eletrônico através da Internet. Segundo seu diretor Fernando Neves, este é um campo onde as possibilidades são enormes. Muito maiores nos EUA que no Brasil, graças à larga tradição do consumidor americano de efetuar compras com catálogo desde a década de vinte. B.Piropo |