Sítio do Piropo

B. Piropo

< O Globo >
Volte
20/06/2005

< HD na câmara >


Há quinze anos um disco rígido de 40 MB (isso mesmo, megabytes) custava seiscentos dólares, era do tamanho de um tijolo (dos grandes) e pesava perto de dois quilos. Hoje a JVC, tradicional fabricante de equipamentos de vídeo, anuncia o lançamento da câmara de vídeo Everio GZ-MG50 que custará menos de mil dólares (no mercado americano) pesando menos de 400 gramas (com bateria) e, em vez de fita ou disco, grava o vídeo em um disco rígido interno – porém removível – de 30 GB (gigabytes) que mede menos de cinco centímetros ( 1,8 polegadas) e pesa quase nada. E, dependendo da resolução escolhida, pode armazenar de sete horas (filmando em 9 Mb/s em CBR – Constant Bit Rate) a 37 horas de vídeo.

Para os usuários, a vantagem de gravar em um disco rígido na própria câmara é que os vídeos podem ser transferidos diretamente para CDs ou DVDs ou armazenados  em computadores domésticos – muitos deles ligados a televisores onde pode ser exibido.

A JVC foi o primeiro fabricante a usar discos rígidos em câmaras de vídeo quando lançou ano passado a série Everio com os modelos GZ-MC200 e MC100, com discos rígidos de uma polegada e 4 GB de capacidade de armazenamento, suficiente para armazenar uma hora de vídeo (veja detalhes no sítio da JVC em português, em < http://jspt.jvc-europe.com/site/pt/eve_web/ >). Agora, ela expande seus próprios horizontes com o lançamento de três novos modelos: o GZ-MG50 acima mencionado e os mais baratos GZ-MG20, com disco rígido de 20 GB, capaz de armazenar de quatro horas e meia a 25 horas de vídeo e o GZ-MG30, com a mesma qualidade ótica do MG20 mas com disco rígido de 30 Gb.

Todos os modelos da série Everio gravam no formato MPEG2, que pode ser transferido para DVDs e exibido sem a necessidade de qualquer conversão e sem perda de qualidade. E os vídeos podem ser transferidos da câmara através de uma porta USB 2.0 ou diretamente do disco rígido removível.

As câmaras são dotadas de zoom ótico (15x no modelo MG20 e 25x nos MG30/50) e digital (700x e 800x para os mesmos modelos), de um monitor de 2,5 polegadas e lentes com abertura de 1,2 com CCD de 1,33 MPixel (MG30/50) e abertura de 1,8 com CCD de 800 KPixel (MG20). Veja detalhes em < www.i4u.com/article3649.html >.

Pois é isso. Comparado com meu primeiro disco rígido, o da MG 20 custa quase a mesma coisa. Em compensação, pesa quatro vezes menos, armazena 500 vezes mais dados e, de quebra, ainda vem com uma câmara de vídeo.

Evolução tecnológica é isso aí...

B. Piropo