É como um fantasma, disco voador ou aparição milagrosa: nem todos conseguem ver. Parodiando Caetano, somente a alguns, a que tal graça se consente, é dado vê-la. Há quem diga que não existe. E embora somente exista (se é que existe) há pouco mais de uma semana, já provocou discussões acaloradas e formou grupos contra e a favor. É a (talvez) futura interface do Google.
Não vou me dar ao trabalho de explicar o que é o Google. Se você não sabe, certamente está lendo o Caderno errado. Pois bem: se tem uma coisa que causou espécie aos internautas – pelo menos até se acostumarem a ela – foi o fato de, em plena era das interfaces fulgurantes, prenhes de tabelas, figuras e animações, um sítio de busca fazer um sucesso tão avassalador com uma interface tão minimalista, singela, franciscana. E manter essa mesma interface minimalista, singela e franciscana praticamente imutável por anos a fio.
Ao que parece isso vai mudar. Ou não. Por enquanto tudo o que se sabe é que algumas pessoas, aqui e ali, por acaso e em circunstâncias não claramente identificadas (exceto uma: jamais rodando o Internet Explorer), após executar uma busca no Google recebem os resultados em uma nova tela, diferente da clássica relação de atalhos até então usada pelo Google. Nada de muito extraordinário ou radicalmente inovador, muito pelo contrário. A nova (futura?) interface continua minimalista, singela e franciscana. Mas é diferente, o que representa uma mudança e tanto em se tratando do Google.
Por que tanto mistério? Não sei (mesmo porque se soubesse não seria mistério). Mas no último dia 25, quarta-feira da semana passada, “mamster” (codinome de Matthew Amster-Burton, de Seattle, EUA) postou no Flickr, o fotolog do Yahoo!, uma tela com a imagem da nova interface (< http://www.flickr.com/photos/mamster/ >) que ainda permanece disponível. E no dia seguinte, “Blight” (não há informações pessoais sobre ele no fórum Digg) capturou a tela da nova interface e não somente iniciou uma discussão sobre ela (em < http://digg.com/links/Picture_of_new_google_interface_ >) como a colocou à disposição de quem quisesse vê-la em < http://rapidshare.de/files/11891585/Google_interface.rar.html > na forma de um arquivo comprimido no formato RAR. As telas capturadas por Mamster e Blight são as mostradas nas figuras.
|
Figura 1 - Clique para ampliar... |
Trata-se da versão beta de uma nova interface que o Google está experimentando para colher a reação dos usuários? Não sei, ninguém sabe e o Google não se manifestou à respeito. O que sei é que a interface é diferente.
Qual foi a mudança? Ao que parece apenas a transposição dos atalhos para os sítios especializados do Google (imagens, grupos, notícias e, na versão em inglês, local e froogle, o sítio de compras do Google) para uma coluna situada à esquerda da tela e a inclusão, em frente a cada atalho, de um gráfico de barra que, ao que tudo indica (mas na verdade ninguém sabe com certeza) mostra a probabilidade de se encontrar neles entradas correlatas à pesquisada. Além disso, os atalhos para a busca avançada e preferências foram movidos da direita da caixa de entrada de dados para a parte inferior da nova coluna, onde foi incorporado um novo atalho para um histórico de buscas (que, realmente, faz falta na interface atual). Isso é tudo. Mas, em se tratando do tradicionalmente imutável Google, representa muito.
|
Figura 2 |
É curioso acompanhar a reação dos usuários em ambos os fóruns. A primeira é de incredulidade: acham que se trata de uma invasão ou falsificação. Depois, na medida que outros usuários confirmam que também se depararam com a nova interface (que, ao que tudo indica, aparece de forma absolutamente aleatória em diferentes navegadores, mas jamais no Internet Explorer), alguns deles relatando que ela começou a aparecer em janeiro, outros dando conta de “aparições” ainda mais antigas e outros ainda informando que curiosamente ela se alterna com a interface usual sem nenhuma ação por parte do usuário, as discussões tomam outro rumo: o do “gostei/não gostei”.
A maioria gostou. Há quem a ache “uma bonita e elegante – porém modesta – atualização do ‘design’ que tornou o Google ainda mais simples e limpo”. Mas há quem opine que reservar toda uma coluna para menos de uma dezena de atalhos é um desperdício de espaço. E há quem simplesmente não gostou “porque não gostou”. Teve até quem comentasse (no Fórum de discussão da imagem de Mamster), que o que ele realmente achou interessante foi ver a nova interface do Google no fórum do Yahoo!...
Mas, trocando tudo isso em miúdos, trata-se apenas de uma (possível? provável?) mudança na interface do Google. Pequena, mas que provocou uma enorme celeuma.
Há quem diga que é muito barulho por nada.
Vai ver, é mesmo...
B.
Piropo