Dicas
B. Piropo
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27/07/1998
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Word é um programa "inteligente" que procura adiantar-se às ações dos usuários. Tome como exemplo a possibilidade de converter um texto em tabela, uma das funções do menu Tabela. Se você selecionar um trecho de texto e acionar esta função, aparece uma janela propondo a criação de uma tabela cujas características (número de colunas, largura das colunas, etc.) foram baseadas na configuração do texto selecionado. Quando o texto consiste em uma série de "entradas" separadas por tabulações, como na maioria dos casos, a configuração proposta é satisfatória e basta confirmá-la clicando no botão OK para obter uma tabela na configuração ideal. Para casos assim, Word oferece uma opção ainda mais prática: se você tem certeza que a tabela que o programa proporá atende suas necessidades, pode "pular" a etapa intermediária da janela que solicita confirmação. Basta selecionar o texto, acessar o menu Tabela e acionar a opção Inserir Tabela (e não a que converte texto em tabela) para criar imediatamente uma tabela com a configuração proposta. O que é ótimo quando é exatamente o que se deseja. Mas é altamente inconveniente quando se queria apenas inserir uma tabela "vazia" no documento e se acionou inadvertidamente a função Inserir Tabela com um texto selecionado - criando uma indesejada tabela em torno dele. Se isto acontecer, não se assuste: acione a função Desfazer do menu Editar (ou clique no ícone correspondente da barra de ferramentas ou ainda tecle Ctrl+Z) que a coisa se resolve.

B. Piropo