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21/04/1997
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Usando a Lista
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Se você assim o desejar, a lista dos nomes dos documentos usados mais recentemente pode aparecer na base do menu "Arquivos" de Word for Windows e um clique sobre um dos nomes faz com que o arquivo correspondente seja aberto. Para tanto, acione a opção "Opções" do menu "Utilitários", passe para a aba "Geral" e marque a caixa "Listar arquivos utilizados", escolhendo na caixa "Arquivo(s)" o número de nomes de arquivos que você deseja que apareçam no menu. Mas esta lista apresenta algumas características particulares. Por exemplo: se você abrir um arquivo clicando sobre seu ícone diretamente no Gerenciador de Arquivos de Windows 3.x ou no Explorer de Windows 95 e fechá-lo sem salvar antes, ele não será incluido na lista (portanto, se você desejar que ele seja incluido, basta salvá-lo mesmo que não tenha sido modificado). E mais: quando um dos arquivos da lista é apagado do disco rígido, as versões de Word for Windows anteriores à 6.0 removem seu nome da lista. Mas a partir de Word 6.0 isto já não ocorre. Não se trata de um bug, mas de uma decisão da MS tomada para facilitar o uso do programa em redes, onde os arquivos podem estar inacessíveis não por terem sido apagados, mas simplesmente por não se ter efetuado o log-on na rede. E, por fim: se você eventualmente desejar "limpar" a lista de nomes para evitar que olhares curiosos descubram os últimos arquivos que você editou, acione a opção "Opções" do menu "Utilitários", passe para a aba "Geral", desmarque a caixa "Listar arquivos utilizados" e clique no botão OK, fazendo a lista desaparecer. Para reativá-la, já sem os nomes dos arquivos (mas passando a incluir aqueles abertos daí em diante), repita o procedimento, desta vez marcando a caixa "Listar arquivos utilizados". B. Piropo |