< Word for Windows >
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13/03/2006
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Combinando Caixas de > |
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Há ocasiões em que é necessário usar repetidamente o mesmo bloco de texto mantendo o conteúdo, formatação e alinhamento relativo (por exemplo, os dados do remetente que poderão ser inseridos tanto em documentos quanto em envelopes, cujo alinhamento deve levar em conta a posição das demais linhas além da posição relativa à folha ou ao envelope). Word oferece diversas soluções para isto, mas a que me parece mais simples é criar uma caixa de texto com os dados do remetente e usar a função “AutoTexto” para inseri-la, ajustando-a depois na posição desejada. Para criar uma caixa de texto acione a entrada “Caixa de texto” do menu “Inserir” ou clique sobre o ícone “Caixa de texto” da barra de ferramentas “Desenho”. O modo de exibição do Word passa para “Layout de impressão” (caso não se esteja nele) e basta clicar em um ponto qualquer no interior do retângulo “Crie seu desenho aqui” para abrir uma caixa de texto em branco. Inclua nela os dados de sua caixa de remetente, formate-os como preferir (tipo e tamanho de fonte, negrito e mais o que desejar) e arraste com o mouse as bordas da caixa de texto até o tamanho adequado. Em seguida certifique-se que a caixa de texto está selecionada (destacando as alças nas bordas) e tecle “Alt+F3” para abrir a janela “Criar AutoTexto”. Note que a caixa para atribuir um nome já vem preenchida com uma sugestão (no caso, provavelmente “Remetente”). Substitua-a para, por exemplo, “rremetente” (note o duplo “rr” no início) e saia clicando em OK. A partir daí, quando você desejar incluir os dados de remetente em qualquer documento, digite “rremetente” (sem as aspas) e imediatamente após tecle F3. Sua caixa de texto será inserida no documento e você poderá arrastá-la com o mouse para a posição que melhor lhe aprouver mantendo a formatação e o alinhamento relativo.
B.Piropo
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