< Word for Windows >
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05/12/2005
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< Fazendo contas com o Word > |
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Você sabia que as tabelas do Word sabem “fazer contas”? Não chega a ser nenhum Excel, é verdade (embora seja muito parecido), mas ajuda um bocado. A grande utilidade é usar o conteúdo das próprias células da tabela como operandos. A referência é a mesma de Excel, colunas são designadas com letras e linhas com números, começando no canto superior esquerdo. Para teste crie uma tabela de 3 x 3 e preencha as duas primeiras colunas com 10, 20 e 30 na primeira e 40, 50 e 60 na segunda. Agora, selecione a célula C1 (canto superior direito) clicando nela e acione a opção “Fórmula” do menu “Tabela”. Abre-se a janela “Fórmula” com a sugestão óbvia: “=SUM(LEFT)”, ou seja, a soma do que está à esquerda da célula (se houvesse algo acima, a sugestão seria “=SUM(ABOVE)”). Para aceitá-la, escolha o formato do número na caixa correspondente e clique em OK. O resultado da operação (50, soma de 10 e 40) aparece na célula. Se não gostou da sugestão, mude-a. Vamos dividir, e não somar, o conteúdo de duas células. Selecione a célula B3, acione“Tabela” / “Fórmula”, despreze a sugestão “SUM(ABOVE)” teclando “Backspace” até sobrar apenas o sinal de igualdade (cuidado para não removê-lo). Adiante do sinal, entre com “A2/B2” e clique em OK. Aparece “0,4”, o resultado da divisão de 20 (conteúdo de A2) por 50 (conteúdo de B2). Mas talvez você prefira usar uma das fórmulas sugeridas por Word. Por exemplo, a média. Experimente: clique em C3, acione “Tabela” / “Fórmula”, despreze a sugestão limpando todo o conteúdo da caixa “Formula” exceto o sinal de igualdade e clique na pequena seta para baixo na extremidade direita da caixa “Inserir função”. Escolha “AVERAGE” para que ela apareça na caixa “Fórmula” encerrada por um par de parênteses vazio (os nomes das funções são os mesmos usados por Excel). Clique ali, entre com “A3;B3” e clique em OK. O resultado (45, média entre 30 e 60) aparece imediatamente. O separador de referências é o usado por Windows, em geral o ponto-e-vírgula, e o indicador de faixa é o dois-pontos. Uma advertência: ao contrário de Excel, Word não recalcula os valores quando se altera um operando. Se você alterar algum valor usado na formula, terá que entrar novamente com ela.
B.Piropo
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