< Word for Windows >
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02/08/2004
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< Abrindo Espaços > |
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Há usuários do Word que, para obter espaçamento duplo, teclam ENTER duas vezes ao final de cada linha. Por outro lado, aposto que dentre os que se espantaram com isso, muitos fazem o mesmo para obter uma linha em branco entre parágrafos. E isto é um erro tão crasso quanto o anterior. Para Word, um texto é uma sucessão de parágrafos limitados por códigos de “final de parágrafo” inseridos sempre que o usuário tecla ENTER (o código normalmente não aparece, mas torna-se visível clicando-se no ícone correspondente da barra de ferramentas padrão – aquele que parece uma nota musical – ou acionando a combinação de teclas Ctrl+Shift+*). Quando se atribui um estilo a um parágrafo, Word aplica a formatação correspondente – que inclui a entrelinha – a tudo o que estiver entre duas marcas sucessivas de final de parágrafo. Quando se tecla ENTER ao final de cada linha, Word cria um novo parágrafo e, no que toca à formatação, o resultado é desastroso, já que ela se aplica apenas ao parágrafo que, no caso, corresponde à linha. Para usar espaçamento diferente do “simples” adotado por padrão, acione a entrada “Parágrafo” do menu “Formatar” para abrir a janela “Parágrafo”, passe para a aba “Recuos e espaçamentos” e escolha o espaçamento desejado na caixa “Entre linhas”, que além do simples (atalho Ctrl+1) e duplo (Ctrl+2), oferece ainda espaçamento de 1,5 linhas (Ctrl+5) e a possibilidade de determinar as entrelinhas em número de pontos. Mas isso todo o mundo sabe. Já os inconvenientes de inserir uma linha em branco entre parágrafos são menos evidentes, razão pela qual muita gente ainda faz isso, afetando todos os comandos de formatação e estilos que dependem do formato ou estilo do parágrafo anterior ou posterior (como os estilos “Título” e os comandos “Manter com o próximo” e “Quebrar página antes” da aba “Quebra de linhas e de páginas” da janela “Parágrafo”, entre outros). Para inserir espaço em branco entre parágrafos sem efeitos colaterais indesejáveis, vá à aba “Recuos e espaçamentos” da janela “Parágrafo” e entre com o espaçamento desejado (em pontos) na caixa “Antes” ou “Depois” (ou em ambas) do grupo “Espaçamento”. Eu mesmo uso um espaçamento de três pontos antes e três depois de cada parágrafo e estou muito satisfeito com o resultado. B.Piropo
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