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B. Piropo

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26/07/2004

< Criando sumários no Word >

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Gostaria de saber como construir um índice (tipo Sumário) para documentos longos editados no Word. _ Ronaldo Legey

Basta indicar o ponto onde o sumário (ou “índice analítico”) deve ser inserido, desde que durante a edição (ou revisão) do documento certas condições sejam cumpridas. Vejamos quais. Todos os tópicos a serem incluídos no índice (e apenas eles) devem ser formatados com um dos estilos Título. O Word fornece quatro deles por padrão, “Título 1”, “Título 2”, “Título 3” e “Título 4”, mas você poderá criar tantos quantos necessite. E se não estiver satisfeito com as características (fonte, espaçamento entre linhas ou qualquer outra) dos estilos fornecidos, pode altera-las modificando o estilo (menu “Formatar”, entrada “Estilos e formatação”, modificar estilo). Formate os itens conforme uma hierarquia onde os títulos de nível mais alto (tipo Capítulo 1, Capítulo 2, etc.) usem o estilo “Titulo 1”, os do nível seguinte (subtítulos tipo Item 1.2, Item 1.2, etc.) usem o estilo “Título 2”, os do nível inferior a este (tipo Item 1.1.1, Item 1.1.2, etc.) usem “Título 3” e assim por diante. Insira quebras de seção (menu “Inserir”, entrada “Quebra”, Tipos de quebra de seção “Páginas ímpares”) no documento, de forma que a folha de rosto, uma página em branco para o sumário, o resumo (se houver) e o corpo do documento (todo o resto) fiquem em seções separadas. Vá para a primeira página da seção que contém o corpo do documento e mande inserir numeração começando na primeira página da seção (Menu “Inserir”, entrada “Números de página” – nessa janela escolha posição e alinhamento do número – botão “Formatar”, grupo “Numeração da página”, marcar o botão “Iniciar em” e entrar com o número 1 na caixa de dados correspondente). Terminada a edição e revisão do documento (e apenas então), mova o cursor para o alto da página que você reservou para o sumário e comande sua inserção (menu “Inserir”, entrada “Referência”, opção “Índices”, aba “Índice analítico” e ajuste suas preferências; a fonte padrão do sumário é Times New Roman, mas você pode alterá-la clicando no botão “Modificar”). Agora, basta sair clicando em OK que seu sumário será criado e inserido no local escolhido.

B.Piropo